Filas enormes de titulares de contas do FGTS. Onde? Na prefeitura. Por quê? Por que o secretário de Administração, Alisson da Luz, convocou a mídia e anunciou que a Caixa irá liberar parte dos recursos aos que moram em residências danificadas em outubro pelo vendaval sem nome. Teve gente que saiu de casa supondo que poderia movimentar seu FGTS mesmo sem prejuízos onde subhabita. Quebrou a cara. E cara quebrada, não tem amparo, mesmo com o município em estado de calamidade pública, situação que ainda perdura. Os que se cadastraram semana passada, vão receber a cota nesta terça-feira. Alfredo Fischer, gerente da Caixa, explicou que apenas depois de cinco dias é que o caraminguá é liberado. Os que fizeram o cadastro hoje, sacam sexta. E se for para comprar ações da Petrobras, só em cidades onde existam pregões e ações em bolsas de valores. Quanto a Caixa já liberou e o total de beneficiados, são números que deveriam estar aqui, para que o registro ficasse mais completo. No entanto, a CEF ainda não tinha fechado seus cálculos quando foi procurada. O importante é que o dinheiro vai ser movimentado. Os recursos do FGTS são usados em obras sociais financiadas pela estatal. Em l991, por exemplo, Marcos Formigueri e a esposa Rosana, construíram dois blocos de apartamentos residenciais - um no Pacaembu e outro no Pioneiros Catarinenses - hoje controlados pela Cohavel, depois que a Construtora Roraima jogou a toalha, mas sem deixar ninguém na rua e nem mesmo ter os apartamentos invadidos como ocorreu em l994 no Conjunto Residencial Palmeiras ( Tiara, Lúcia Cassol, Alex Paixão, Jairo Eduardo e outros mutuários).
Hoje, o mais bárbaro crime cometido contra um sem-terra, no Paraná, completa l7 anos. Diniz Bento da Silva, o " Teixeirinha", aos 45 anos, em l993, era morto em Campo Bonito (PR) por um grupo de elite da Polícia Militar, uma semana depois que três PMs, à paisana, foram mortos por uma milicia armada do MST, no mesmo latifúndio - Fazenda Santana. O governador Requião nada fez para impedir a vingança, cometida com requintes bárbaros de crueldade. Depois de algemado, já rendido, Diniz foi executado com tiros nos joelhos, abdômen e no rosto, num total de cinco disparos. O comandante do Grupo de Operações Especiais (GOE) era o então aspirante a oficial, Rubens Garcez da Luz, hoje capitão da Polícia Rodoviária Estadual, recentemente removido do comando da Terceira Companhia, em Cascavel . No segudo turno da eleição estadual de 2002, o senador Álvaro Dias tentou emparedar Requião, no debate promovido pela RPC ( Sandra Annenberger) posando de defensor do sem-terra. Não colou. Nem Álvaro e muito menos Joni Varisco nutrem qualquer espasmo de simpatia pelo movimento. Dias é um conservador. O Estado foi condenado pela Justiça a indenizar os familiares de "Teixeirinha". O precatório vale mais de um milhão de reais. Lúcia e Marcos da Silva já morreram e Requião se nega a pagar.
Sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta terça, 9. A Ordem do Dia, distribuída na manhã de hoje a todos os vereadores e a eventuais interessados, tem três projetos de leis, quatro anteprojetos e um projeto de resolução. São iniciativas do Legislativo e do Executivo, misturadas. Espera-se acalorados debates, que o ar condicionado se encarrega de evitar que o plenário pegue fogo. Léo Mion deve voltar, junto com Osmar Bispo dos Santos, ausentes da sessão anterior. Um dos projetos de lei é de autoria de Osmar, que ainda não fez uso da palavra, sendo o antípoda de Osmar Dias, que fala mais que o Osmar Bispo dos Santos. Econômico, sabendo que Marcos Damaceno é presidente pão-duro, diz somente o necessário. Contra, se discorda, a favor, se concorda. Mas sempre coligado com o povo, notadamente os mais humirdes. No próximo balancete sobre os gastos do poder, Damaceno revelará quantas palavras Osmar Bispo, Robertinho Magalhães e Airton Camargo economizaram. Além deles, Paulo Tonin, que promete nos poupar de seus churracos e bocha, em Jangada Taborda, temperados com os comentários dos colonos sobre as estradas rurais. O Banco do Brasil ainda não liberou o pacote de R$ 2,1 milhões do programa Provias. Excesso de burocracia impede que as máquinas pesadas ( e leves) sejam adquiridas. Por isso, a Sesop quis comprar pelo sistema de leasing ( não confunda com Lísias) em abril do ano passado. Júlio César fez o mais fuzuê do mundo, achando que o Paulo Gorski estava mal-intencionado. Nem parece que estavam juntos com o Edgar, em 2001. Num documento expedido hoje, pela Sesur, lê-se que o pedido do município de Cascavel está no aguardo de informações solicitadas à Secretaria do Tesouro Nacional, a mesma citada pelo senador Osmar Dias, na ACIC, quando o favorito discorreu sobre a multa aplicada pelo Bacen ao estado, referente aos títulos podres que o Banestado usou para amortizar a dívida contraída em Brasília, ao sanear o banco e entregá-lo limpinho aos judeus controladores do Itaú. O Beto era deputado estadual e fez vistas grossas à negociata lesa-erário. Até logo mais, direto do plenário da Casa, pois brasileiro não vive sem Câmara. Júlio já acertou com um jornal a pauta sobre a Gralha Azul, ave praticamente extinta, onde não há mais Araucária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário