quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SÓ ABORTO SALVA SERRA

Antes dos comentários do penúltimo blog antes do 3 de Outubro, 11 de Setembro para quem não permite a divulgação de pesquisas sobre boas intenções de votos, acuso a chegada em minha casa, minha e da Nhê e do Preto, que receberam muito mal o leiturista da Copel, por isso, ficaram sem ossos pela manhã, sem ração à tarde,latindo de forma abusada e desnecessária, recebendo, de imediato, o corretivo verbal a que fizeram jus, recebi uma carta de Adelino Ribeiro (PSDB) pedindo meu voto pare ele o seu federal Alfredo Kaefer. A carta é bem embasada e irei guardá-la com carinho. Mais um jornal do Osmar, sorridente, abraçando o Lula falando em Tarifa Social, que ajuda mais de 1, 5 milhão de paranaenses, através da Sanepar. O funcionário da Copel acuado pelos vira-latas, mas de muito pedigree afetivo, me entregou a nova tarifa e um panfleto da estatal de economia mista, com mensagem assinada por Ronald Thadeu Ravedutti, diretor-presidente não afastado pelo Orlando Pessuti, que parou de altercar com Requião, achando que os estragos que fez na candidatura do 151, foram o necessário. João da Tropical, o vereador que mais pedras jogou contra o Executivo, depois do Júlio e do Otto, candidato do PTB a federal, me endereçou um material, contendo, numa folha sulfite, suas propostas. Uma delas é o alargamento da Rua Itália, no Bairro Nova Itália, abandonado pelo Divino Godoi. Me chamou a atenção o novo santinho do André Bueno. O filho do Edgar está, pelo menos no instrumento de publicidade, ao lado do Osmar, e.... e.... e...e...tchan, tchaan,tchaaaan!!!... do Hermes Parcianello, o " Frangão", do PMDB 1540, o segundo melhor votado a federal, em 2006, com mais de 151 mil votos. É a surpresa de minha posta-restante. É assunto para futuras abordagens.

Li a edição de ontem da Folha. O vespertino (para quem recebe o exemplar à tarde) comenta que a pesquisa realizada pelo Datafolha, e que iria ser divulgada ontem, foi mais uma vez, proibida de divulgação pelo TRE do Paraná, atendendo pedido de liminar protocolado pela coligação de Beto Richa, do PSDB, candidato ao governo estadual. Acrescenta o texto que o Datafolha iria tentar, através de recurso, cassar a liminar. Se cassou ou não cassou, não sei. Só sei que o Beto vai perder, domingo, por causa de atitudes intempestivas, autoritárias e medrosas. O Tribunal acolheu o mandado de segurança, aceitando os motivos apresentados na petição de que o instituto aplicou metodologia inadequada. Uma pesquisa do Ibope também foi proibida pelo TRE, acatando pedido de liminar da mesma coligação. Apenas um tal de Radar (?) publicou hoje uma pesquisa naquela rádio que toca notícias unilaterais, quando não distorcidas. E Radar é palíndromo. Leia e concorde.

Última tentativa dos tucanos pra irem ao segundo turno no país. Dilma era a favor do aborto antes de acordos com igrejas pentecostais, que são contra o procedimento que era praticado em Cascavel pelo ex-secretário da Saúde de Pedro Muffato (l972/l976) Juarez Brum, membro da população flutuante, segundo censos do IBGE. No debate de hoje, Dilma já sabe qual a cor, o modelo e a largura da saia que irão tentar vestir nela durante o desenrolar da entrevista ao vivo pela Rede Globo, 22h30m. Depois, dependendo do que ela disser, vem edição sacana no JN. Replay de l989, Collor/Lula. Já o Supremo, que deveria ter resolvido o imbróglio do documento com foto para votar, por causa do Gilmar Mendes, ministro que pediu vistas ao processo, já com voto favorável de seis membros, protelou a decisão para hoje, só para complicar. Ou Gilmar tira os olhos dos autos, ou o caso será remetido ao TSE. E haja banana para suportar este caso e mais a Lei da Ficha Limpa. O Gilmar que ficou na memória nossa, foi goleiro das copas de 1958 e l962 e por ter sido membro do timaço do Santos de Pelé. O outro Gilmar, o Mendes, também entrou para a História, só que sem ter sido um guardião brilhante das leis quanto o foi o jogador. Se o Gilmar fosse deputado, seria hoje execrado por quase todos os formadores de opinião que não integram a mídia golpista,incluindo a de Cascavel, onde pequenos golpes ainda são praticados. Chicanas, trambiques. Para descomplicar, no próximo pleito, título eleitoral com foto. Ou com desenho do rosto do portador. Gostaria de ser caricaturizado pelo Angeli, se o Spacca não for localizado. Damasceno, por ter sido um conservador, sempre evitou-me.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SANDRA VENCEU O DEBATE DA RPC

Enquanto vocês analisam o Beto e o Osmar, na Globo/RPC, me contento em comentar a mediadora do encontro, vencido pelo camarada do PSOL. A Sandra, em debates, é melhor que a Annenberg do Hoje. Discreta, disciplinada, altamente profissional, diferente da espevitada que se julga mais importante que a notícia. Sobre o segundo colocado, o Osmar, usou da ironia em dois momentos. Num deles, sobre os 80% de curitibanos que estariam contentes com o Beto longe da prefeitura cercada por miséria e exclusão, o senador disse que o percentual é de alguma pesquisa que não passou pelo crivo do TRE. E citou Luxemburgo, ex-treinador do Galo. " Beto, na hora de comemorar, o gol é teu. Na derrota, foi o time que falhou". Sobre um programa chamado Pró-Jovem, que não saiu do papel.

A polêntica de hoje é o jantar que será servido num restaurante para a mulher do Osmar, cujo nome não memorizo ainda - nem sei se irei memorizar -depois que a Fernanda passou por aqui e reclamou do modo miguelão como vê as políticas sociais no âmbito do Provopar e similares ( se existisse um dicionário do Luiz da Câmara Cascudo na biblioteca pública iria me inteirar do significado de miguelão). Suponho ser algo improvisado.

Hoje à tarde o Supremo se redime. Deve acabar com a exigência de documento com foto para a eleição de domingo. O pior que o texto da nova lei passou pelas mãos do Lula, presidente que sobrevoou as regiões mais afetadas por temporais deixando os que ali vegetam sem lenço e sem documentos no país da tropicália.

Beto citou o prefeito de Cascavel na noite de ontem. Rechaçou criticas de que o lixo de Curitiba é varrido emergencialmente. E disse que a Justiça local deu prazo de 90 dias para que o poder público licite o contrato, como determina a legislação. Como se vê, Beto acompanha com atenção a rotina da prefeitura local. Ele sabe que ali dentro tem gente que gostaria muito de vê-lo no Iguaçu a partir de janeiro.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

DILMA NÃO É BAIXARIA; É BACHELET

Blog é algo para se escrever alternadamente. Num dia não e outro também. Tenho medo de escrever e alguém pedir na Justiça a retirada da página da web. O debate de hoje na RPC não sei se não será censurado. Basta mudar de canal que é censura. Vou ver TV a cabo, RIC, Bandeirantes, ouvir um CD do Chico. Em Brasília, a temperatura é de zero Graw. O ministro Graw se aposentou e crau na Ficha Limpa. Empate. Amanhã, nos pênaltis, o desempate. O Brasil é o país do Supremo absurdo de ter que criar uma lei porque eleitor é ficha-suja. E os culpados são os cinco ministros apocalípticos. Desceendo o nível, informo ao Paranhos e demais interessados, que o Adelino Ribeiro desenvolve intenso bombardeio motorizado e pirotécnico nas ruas do J. Presidente, Cascavel Velho, Nova Itália e adjacências - Turisparque incluso - cuja rua, Pedro Baú( da infelicidade) foi prejudicada com uma lombada mecânica pintada de amarelo sem que tenha havido descerramento de fita seguido de discursos e rapapés. Adelino sabe através de pesquisas não publicadas com medo de serem impedidas pelo TRE, que os bairros são redutos do Leonaldo depois que o Divino Godoi se afastou das bases e foi apoiar o Giacobo e o André. André que não aparece, nem de sapato novo, ao lado do Altamiro Carrilho, nestas comunidades.

Sobre o Datafolha publicado hoje na Folha. Serra está com cara de quem quer mesmo perder duas vezes. Dia 3 e no segundo turno que não estou seguro quando é, logo omito. Fica melhor duas derrotas seguidas. Alckmin foi assim em 2006, depois de sair chamuscado do estúdio sinistrado da Tarobá. Se o debate de hoje fosse na Tarobá, além de a possibilidade de ser proibido pela Justiça, poderia não sair pelo motivo ai de cima. Se o PT pedisse ao TSE uma liminar, a pesquisa que aponta queda leve de Dilma - 3 pontos - não estaria na Folha, o jornal de São Paulo mais lido em Cascavel, inclusive por usuários de jornais que acessam a Secretaria de Cultura, que suspendeu a assinatura há mais de 3 meses dentro das medidas impopulares tomadas para prejudicar o velho Osmar de (Erenice) Guerra. Alguém telefonou de Curitiba e contou a um irmão que o senador não anda nada contente com o "apoio" que recebe desde o ano passado.Mas que comemora o fato de a Prefeitura ter marcado para dez de outubro o concurso cancelado no início do ano só porque o Ministério Público pediu o cancelamento achando irregular o modo como a empresa que fará o concurso ganhou ( de novo) a concorrência. Trata-se do Instituto Saber, o mesmo que o Júlio confiou as provas do concurso que deu lucro e preencheu l8 vagas na Câmara de 15 vereadores, para ser bonzinho com eles. Tem uns ali que nem de suplentes podem ser rotulados. São muito ruins, para dizer o mínimo. E o Burgarelli, em quem eu depositava esperanças de que fosse melhor que o Nath, tem sido uma grande decepção. De direita, anda conversando por ai com generais, conspirando na calada da noite contra as instituições democráticas. Cada povo com seu Ubaldo.

Lourival Neves redivivo: " Hoje é um dia de muita instabilidade, no instado instável." Durante greve do magistério estadual, a incorrigível e valente APP, o pré-candidato a prefeito na sublegenda (l982), naquela TV que pega fogo, dependendo do momento da campanha, mandou brasa, como se fosse um Geraldo Bretas, achando que queimava os professores. " Esses vagabundos da magistratura tem mais é que voltar pra sala de aula e parar de bagunça". O telefone toca, eu atendo, alguém repudia o destempero do tresloucado: " Manda esse analfabeto não confundir magistratura com magistério". Semanas depois, fui embora de lá, como saio daqui. Tchau e até amanhã, se não chover.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

NA CONTABILIDADE DO LEME FALTAM 33 000 REAIS

Posto, logo existo. Beto faz campanha propositiva. Propõe que Osmar tentou extinguir os 40% incidentes sobre o FGTS na hora em que o patrão mete o pé no traseiro da mais-valia. Equanto isso, Osmar faz mea culpa. Pediu escusas aos sindicalistas que foram ouvi-lo nas instalações de um TV que pegou fogo em 2006 para atazanar de vez a campanha inglória do Geraldo Alckminn. Só pedido de desculpas, não basta. O senador iria se redimir apresentando projeto aumentando a multa dos atuais 40% para 60% por cento. É só acabar a campanha. Osmar vai ter 90 dias de Senado depois de 3 de outubro, ganhe ou perca a eleição. Muita gente promete votar em 3 de outubro em três senadores. Gleisi, Requião e Osmar. Já o Beto, se perder, volta à prefeitura de Curitiba como secretário de qualquer coisa, podendo ser Ouvidor. Situação insólita se eleger com 77% dos votos em 2008 para assumir a Ouvidoria em 2011. Recebi propaganda do Elton Welter, deputado do PT de Toledo, que dobra a federal com Wilson Picler. Ambos se dizem co-responsáveis pela chuva que cai desde ontem, com tempestade em Foz do Iguaçu, derrubando árvores, postes e torres de emissoras de rádio. Aqui, só escureceu, além de muita chuva.

A campanha está repetindo o ocaso daquele segundo turno de l990. Requião estava na frente do Martinez, quando Datafolha, Datasonda e outros institutos de menor reputação, ou não publicavam pesquisas, ou manipulavam números. Com a vitória desconfirmando as sondagens, Álvaro Dias, governador, viajou a São Paulo (SP) e visitou a Folha. Durante almoço com a direção do matituno, se queixando do trabalho faccioso do Datafolha, no Paraná. Ouviu dos anfitriões a versão de que o jornalista que fazia Curitiba estava no bolso dos colloridos. E que já fora demitido. Sobra sempre pro bagrinho.

Leme da Silva criou um disque-achaque. Revelou na ordinária de terça-feira, sem o João da Tropical em plenário, que alguém pratica chantagem contra empresários, em busca de dinheiro para custear uma campanha. Mas não disse quem é e nem ofereceu pistas. Ora, se é ele quem faz a denúncia, como é que pede que o falsário seja identificado por celular? Júlio continua irresponsável em suas arremetidas palanqueiras. Depois, finda a sessão, lá fora, sustentou colóquio com o presidente da Casa. Que será que conversaram de tão sigiloso que tinha que ser do lado externo do prédio? Por outro lado, disse ter recebido cópia da ata da reunião do Provopar quando a entidade vendeu a uma madeireira as toras recebidas do Ministério do Meio Ambiente, visto tratar-se de desmate ilegal na Araupel e outras fazendas. Euclides Longo é o dono da madeireira que pagou R$ 58 000 pela carga, mas que na contabilidade da entidade pingaram R$ 25 000. O vereador, então, tonitruante e fogoso, perguntou quem foi que ficou com os 33 mil reais que sumiram do cofre sem segredo do Programa do Voluntariado Paranaense? Júlio nunca exerceu oposição sistemática. Patrimônio dele cresceu quando Lísias executou obras. Que se passa com ele em setembro de 2010? Falta preencher um horário em rádio, lançando um olhar trissemanal sobre a cidade, e receber as visitas do Folador e do Ivan...

Leitor que conchece o Dalmina, ao ler em Via Fax que o ex-vereador ainda não achou a árvore para se acorrentar e protestar contra a construção de um shoppng na cabeceira do Lago Municipal, completou a piada de forma brilhante: " Ele está em busca de uma planta, que não chega ser uma árvore". Dez!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

BETO VIROU RIXA NO RÁDIO

Voto tem preço, sim. Há quem peça pelo voto proporcional, onde não há segundo turno, cem reais. Já na majoritaria, excluindo o Senado, em caso de returno, 50 dia 3 e 100 dia 25. Cuidado com o axioma Voto Não tem Preço, Tem Consequência. Enquanto o preço do voto não constar em código eleitoral, cada um paga e pede aquilo que acha mais justo ou razoável. Com a palavra, os legisladores.

O programa que ouvi do Beto no rádio ao meio-dia desta quarta-feira foi pura nitro. É inequívoco atestado de que o Beto agora é Rixa. Os locutores do programa miraram no Osmar e lá foram a l988, 30 de agosto, Centro Cívico, Curitiba, cavalhada do irmão do Osmar, onde uma tropa de cavalos analfa(betos) acuaram as lideranças da APP-Sindicato em greve. Ouviu-se na rede obrigatória que Osmar era secretário de Agricultura e nada fez para conter os quadrúpedes.

Caso "Ferreirinha". A armação arquitetada pelo candidato Requião ao governo, cuja coordenação era de Osmar Dias, foi revivida, lembrando que a vitória de Roberto fora uma fraude. O suposto pistoleiro entrevistado, na verdade era um motorista, o Afrânio Bandeira. Culpa do Osmar. O Campana, que faz o meio-campo do Beto na mídia golpista, ajudou a montar a farsa em l990.

No Senado, Osmar Dias, tentou acabar com a multa de 40% sobre o FGTS de trabalhador desligado do emprego aplicada nos contratos rompidos. Osmar iria votar contra a CPMF. Mudou de ideia ao nomear o novo delegado do Ministério do Trabalho no Paraná, João Graça.

Passagem aérea para a filha Rebeca. É outro pecadilho do Senador. A beneficiada foi presenteada com um voo a Argentina, sob a expensas do erário. Na campanha passada, Osmar foi acusado por Requião de ter comprado uma fazenda no Tocantins, sonegando ITBI e manipulando o valor da escritura com a cumplicidade do cartório . And, Last But Not Least, Osmar foi reproduzido no programa do Beto acusando Requião de produtor de calúnias. Osmar moveu processo contra o então senador, depois de aplicar em Roberto um susto de 10 mil votos de diferença, que poderá ser repetido dia 3, restando saber em quem. Pelo humor do Beto, fica fácil fugir da dúvida. Detalhe: o programa só veiculado no rádio. Vejamos se à noite Beto se metamorfoseia de Richa em rixa, como personagem de Kafka, ao acordar de manhã e ver kafkianas pernas que o impediam de subir nas paredes para sair e trabalhar.

No programa do Osmar, nada sobre o comício de ontem, no Floresta, bairro do extinto BNH, o mais populoso do latifúndio parcialmente produtivo, parte anexada ao Paraguai depois de l865 e que este blog advoga a imediata devolução ao país vizinho. Professores falaram sobre o escorregão do Beto num comício em Guarapuava, em que o candidato tucano teria chamado os docentes de laranjas podres. Se verdade, é o escorregão que faltava. Um insulto desse naipe, contunde mais que casco de cavalo democrático. Ontem, durante caminhada feita a pé, ah, é, é? pelo calçadão, Osmar disse que Lula pediu-lhe que seja mais sorridente. Sisudez não dá votos. Osmar andava casmurro como um Bentinho de Machado, sem saber de quem era o rebento de Capitu. O candidato ficou feliz ao saber que no PDT local já há quem o apoie abertamente. Mas de forma tão aberta, que até adesivo colou na camisa. Luis Frare (Sefin). Olhou com ar de desconfiado ao prédio que foi Discolândia, simbolo do lado self-made-man do prefeito. E indagou aos botões. Não daria para fechar a loja depois da campanha? Quanto ao presidente do PDT e chefe de Gabinete, Atair Gomes, Osmar espera que não vá pescar na arreta final do pleito. E que trate o Bindé com um pouquinho mais de urbanidade quando este blogueiro assomar ao Paço entrevistar o Kennedy e esperar sentado pelo entrevistado. " Está trabalhando aqui?". Gomes, mais leve Gomes. Posso mudar o voto para estadual.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ORQUÍDEAS; AME-AS OU OLVÍDE-AS

A Estrada do Colono não está no comentário de ontem, pregando a interdição da 277 e a devolução dos municípios cortados pela rodovia, ao Paraguai, como forma eficaz de se acabar com os acidentes em sua pista sem buracos, mas com praças de elevado pedágio. Desde que o Ibama interditou a via de acesso que atravessava o Parque Nacional do Iguaçu, nunca mais se ouviu, se leu, se escutou notícia, boato ou mesmo fofoca versando sobre mortes de animais. Uma onça foi atropelada, mas na região das Cataratas, longe da estrada encimada.

Não esperem o Dalmina se acorrentar numa árvore para só depois protestar contra a construção de um shopping na cabeceira do lago municipal, herança bendita da gestão Jacy Scanagatta, hoje sem mandato e sem partido, o que é tranquilizador. O ex-vereador petista liberou essa do arsenal de frases ditas ao leu, crente de que alguém iria passá-la adiante, o que, como atesto, aconteceu. O Dalmina, porém, é empreiteiro, mexe com material impermeabilizante ( cimento, tijolo, ferro. pedra) e ao fazer a promessa estava apenas se candidatando a ser procurado pera integrar o pool de empresas que, se a gente ficar ai esperando pelo Dalmina, acaba erguendo o centro de compras. O Salazar prometeu impedir a obra. No entanto, derrotado, não moverá uma palha sequer no sentido de evitá-la. Ontem, no Irani, um alto funcionário me disse, citando o Genésio, que o IAP teria expedido laudo contrário ao empreendimento. Mas não estava seguro de que estava certo. Eu acho que até a Marlise, que foi do IAP e brinca com um partido de programa ecológico, deveria, se o Nestor ficar na promessa eleitoreira, munir-se de uma corrente, nem que seja aquela do Agnaldo Rayol, que o Assis ouve melhor que nós, e procurar a árvore mais robusta daquela mancha delas condenadas ao sacifício com o uso de motorserra e retroescavadeiras como se fosse adúltera em regime islâmico fundamental.

Recebi um outro jornal do Beto. Eles foram distribuídos ontem na região mais central da cidade. Santinhos do Moacir Maria, ao lado do Osmar. No comício de hoje no bairro Floresta ( 15 mil habitantes, 10 mil votantes) o candidato hors concours desde l992 ( vereador) fará a distribuição da propaganda impressa e paga pela coligação do Osmar, numa gráfica de Curitiba. Moacir apoia André Bueno, Paranhos e Chico Menin. Pedi que se decida pelo primeiro nome. O segundo anda gastando demais. Em outras campanhas, Paranhos tinha o braço do governo. Agora, não. Dizem que o Padovani está bancando os custos e o próprio candidato que tem algum, já que foi dirigente do Ipem por mais de 6 anos. Não voltou da capital, com as mãos abanando. Menin, já eleito, nem precisa de votos em excesso, podendo socializá-los, à moda do PPS.

Os mais otimistas, acham que o debate da RPC será melhor que os da Band e RIC . O de ontem, começou às 23h. Muito tarde. Se é o filme, Adeus Mariana, com Jorge Rebelatto, Darci Israel, Lourival Neves, Mery Terezinha, Marlene Querubim a gente não vai dormir. Agora, bringstorm insosso e engessado, com laranjas falando mais do que os que tem aquilo no bulê, dá cama na cabeça.

Orquídeas! Ame-as ou olvíde-as. Tributo a Leminski, o Paulo, da Pedreira. Para ele, Ameixas; ame-as ou deixe-as.

" Tudo que tenho, devo ao Paraná". Observação colocada na boca de um can didato a federal com pendengas com o Fisco, segundo Roque Preisner, que é espirituoso, em dias de boas vendas no varejo a que se dedica, há mais de 40 anos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PELA INTERDIÇÃO DA 277

Ainda se lê cartazes pendurados por ai, alusivos a edição da Veja com matéria paga (jabaculê) - "Sua cidade é uma metrópole do futuro". Trata-se de Cascavel (PR). Em agosto e setembro de l979, a mesma semanal publicou três reportagens sobre o caso Antônio Heleno, quando a cidade, por analogia, era algo sem futuro...

Somos pela interdição da 277. Se é para estancar os acidentes, com ou sem vítimas, vamos enfrentar com rigor o desafio, que até o Vander Piaia, vice do Lísias, incluiu em suas perorações em busca de votos para vereador. Com a interdição, parando o tráfego na pista pedagiada, além do transporte de commodities, onde a maconha é a principal, evitaríamos a punga do pedágio e a peregrinação até a Meca do supérfluo em busca de bugigangas também conhecidas pela pecha de porcarias vendidas no Paraguai, que não deveria mais ser objeto de piadas por quem mora em cima de terras que eram dele até o genocídio da Tríplice Aliança. Vou cobrar de quem ganhar a eleição, a devolução destas paragens que já foram um dia ignotas, encerrando a violência facilitada pela falta de policiamento na fronteira. Beto acena com um batalhão especial, mas é conversa de político profissional. Prefiro balela de amador. E como logística de escoamento de safra, com a tese da interdição encampada, o velho jumento voltaria ser útil e valorizado. E os hélicópteros do Beto, ociosos, com a melhora no atendimento à saúde que o Pessuti já está obtendo, serviriam para transportar os mais ávidos por mercadorias (commodities) made in China e Taiwan, para não sermos litigantes com a Ásia.


Se cem é uma centúria, mil é milicia.

Traficante da Rocinha, é o tráfico invadindo a área rural.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ERENICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Caiu a Erenice. É a guerra pelo poder. Se a imprensa fosse controlada, nem Veja e nem Folha de São Paulo teriam publicado reportagens envolvendo a Casa Civil do Palácio do Planalto. Ainda está quentinha nas mãos o Lula a carta-renúncia de Erenice. Mandaram ela sair, depois que a vespertina (em cidades onde chega à tarde) Folha de São Paulo ( matutina onde circula pela manhã) citando um empresário, publicou, nesta quinta-feira, que um outro filho da Erenice, o Saulo, irmão do Israel, teria exigido uma megapropina ( 40 milhões de reais) para que o BNDES liberasse a fortuna de 9 milhões de reais. Parcela da propina seria usada na amortização de dívidas que a Dilma teria contraído durante sua passagem pela mesma Casa Civil. ( O blog não está seguro quanto ao total exato do dinheiro que o empresário mencionado pelo jornalão admitiu na matéria. Aliás, desconfio que nem mesmo os supostos envolvidos no quase escândalo devem estar). É o segundo missil da família dos Scuds russos obsoletos que os tucanos atiram contra as trincheiras de Dilma, em menos de uma semana. Veja publicou tráfico de influência nos Correios envolvendo o Israel Guerra. A Folha, tentativa de extorsão, envolvendo o Saulo, ambos filhos da Erenice. A pesquisa Datafolha de hoje indica que a Veja lançou um foguetinho sem poder de destruição. Dilma está congelada nos 51 por cento e Serra parado nos 27%. Atrás deles, a Marina e o cara da Natura, marcando 11 por cento. Explicações é que não faltam. Dizem que a maioria não declara imposto de renda. Logo, ignora que bicho seria vazamento e/ ou quebra de sigilo fiscal. Quem és tu, Verônica Sabino? A única Verônica que teve uma bolha de aparição, é a filha do escritor Fernando Sabino, aquele do Mentecapto. Mesmo assim, só por causa de uma versão de Yes It Is, deles. Eduardo Jorge, foi PC de FHC. Outra figura desconhecida, medíocre. Não servem de carne para iconoclastas. De qualquer modo, a saída da Erenice, tem um aspecto maquiavélico. Os tucanos irão explorar ad nauseam o affaire Erenice, deixando de repetir as propostas já prometidas ( salário mínimo de 600 00 reais). Já o povo ignaro e despolitizado, vai manter a intenção atual de votar, achando que tudo é baixaria. Corrupção que massifica é acusar você de desvio de dinheiro de capivaras, por exemplo. Acho muito estéril o vocabulário dos casos em tela. Lobista, por exemplo, passa por criador de lobos. Israel Guerra, confunde com aquele país belicista do Oriente Médio, que joga toneladas de bombas todos os dias em redutos palestinos. A Folha de São Paulo, pivô da queda da Erenice, só chega em cidades onde não existem aeroportos, depois das l4h. Em Cascavel, por exemplo, onde reside o autor do blog, a edição de hoje só vai ser lida depois que os assinantes saírem de suas salas comerciais e pegarem o exemplar na portaria em condomínios onde a presença do porteiro foi abolida por exigência da tirania do mercado. Já a Veja, por ser um catálogo de anúncios, com notícias unilaterais encartadas, só é lida quando cita a empresária Celinha Mascarello, em matéria sobre o PIB local. Logo, se depender deste colégio eleitoral, cerca de 170 mil eleitores, pouco ou nada mudará na pontuação de novas pesquisas. Dilma só caiu na esteira, em Porto Alegre. Mesmo assim, não se machucou. O máximo que aconteceu, foi a colocação de bota ortopédica ( uma só) e de salto baixo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ILAÇÕES SOBRE O CONGELAMENTO DE BETO NAS PESQUISAS

A presença do deputado Giacobo no palanque do comício do choro do Osmar em Foz é apontada por analistas de pesquisas como um dos motivos da subida de Dias na preferência dos 7,5 milhões de eleitores que votam no Paraná, cuja presença nas urnas é exigida com o título e mais um documento com foto. Vai ter gente que irá votar e não vai conseguir. A Justiça e a mídia devem intensificar a nova exigência, evitando que o João da Tropical, por exemplo, tenha eleitor voltando para apanhar a identidade ou a carta de motorista. Eu, por exemplo, se apresentar a RG, com foto de l974, fatalmente ficaria impedido de votar no Moacir Maria a federal, por exemplo. O Moacir me deu santinho ontem na Câmara de Vereadores, seguido do tradicional pedido de voto, ao mesmo tempo em que agradeceu a publicação em recente Via Fax do santinho dele da campanha a vereador de l992 pelo PDT. Maria hoje está filiado ao PSC, legenda de negócios, que ficou nas mãos do Alcir Pelissaro, com a ida a Florianópolis do Dr. Edmar, por causa daquele pajeraço.

O Beto não caiu. Apenas parou de crescer. Se crescesse mais, teria que ampliar as entradas da residência que divide com a Fernanda, em Curitiba. De Fernanda em Fernanda, a coisa não anda, haverá de bolar algum engraçadinho, agora que o STF liberou as piadas em torno deles. Arrisco um palpite acerca do congelamento do Beto nas pesquisas, o que deve se repetir hoje na RPC, no intervalo dos besterois produzidos no Rio e em São Paulo, e que nós temos que suportar, por causa de uma aferição do Datafolha, também de São Paulo, já que o Paraná, mesmo tendo um Datasonda, em Cascavel, confia mais nas pesquisas dos outros. Com a promessa de diminuir a violência, que gera emprego, renda, gira a roda da economia, leva advogados às portas das cadeias, obriga os governos investirem em unidades carcerárias, barateia a mão-de-obra semi-aberta com a empresa da ex-mulher do Rovílio Mascarello, com tudo isso de permeio, mais a ira das forças armadas, que se sentem desprezadas por Beto que não leva em consideração o que elas fazem no combate ao descaminho, o ex-prefeito deixou de subir nas pesquisas, dando agora de subir nas tamancas. O Brasil convive com a violência desde a adoção do capitalismo, na metade do século dezoito, se ainda me recordo daqueles dias terríveis ( eu era garoto de colo) e quase acabou, há dois anos, quando o banco dos irmãos Lehman jogou a toalha e os ativos dos loques que hipotecaram a mais irrestrita das confianças na instituição de Wall Strett. Pro Beto recuperar o ativo eleitoral, Dilma teria que prometer entregar a exploração da camada pré-sal à BP e dizer que o Guilherme, neto dela, atualmente mamando nas tetas da filha, em Porto Algegre(RS), crescido, irá se transferir para as tetas do governo. Se produzir piadas, é livre, livre me sinto para produzi-las. Só piadinhas frias é que deveriam ser suprimidas pela auto-censura.

Sobre o tira federal que assume amanhã a delegacia improvisada em Cascavel, Dr. Rivaldo, sem doutorado, rebato as insinuações infundadas de que Algacir Mikalovski, o delegado que caiu, foi vitimado pela Operação Palpite, de agosto de 2009, que não prendeu a cúpula do jogo do bicho local. No entanto, o antecessor do Algacir, o Iegas, foi embora depois de cercar a casa de alguém com poderes o suficiente para protocolar uma queixa junto a ministros de Estado sobre de que forma foi desenvolvida a Operação Articulado, em l2 de março de 2008, no bairro Alto Alegre, Zona Oeste do imenso latifúndio, o segundo do Paraná, perdendo para Curitiba. Aliás, para Curitiba, perdemos todas. Dentro e fora de campo. Nos últimos oito anos, os ex-prefeitos da capital só nos presentearam com cadeias. Sabemos que a bandidagem do PIB alto apenas se reciclou e aguarda que um general se rebele contra tudo que está ai, para reassumir sua verdadeira face, que não é a de mecenas e hipócritas.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O VELHOR SENADOR DE GUERRA!

Pior que o vazamendo de sigilos da família Serra, são os vazamentos na Petrobras quando FHC era presidente. Começo assim o blog, na expectativa de que os marqueteiros coloquem o candiodato deles na TV num cenário de previsão do tempo com mapa e tudo o mais, indicando quando e quando haverá chuva, sem tormenta, granizo e outros penduricalhos. Eu gosto de chuva, desde de que desacompanhada. O INPE foi citado sexta-feira, prevendo chegada de frente fria ao Paraná, provocando precipitação pluviométrica nas regiões mais carentes de água. Passadas as 72h citadas na TV, a única umidade do ar são as lágrimas do velho Osmar Dias de Guerra.

Beto assinou o atestado. Acha que Osmar é idoso demais para ser governador. Teria que ter lembrado do pai dele antes de baixar o nível do debate na APP em Curitiba. Se é que foi ali que disparou o míssil contra seus pés. A velhice não é defeito. A maioria dos políticos amadurece depois de uma certa idade, incorporando experiência de vida da faculdade que é o contato com a população, melhorando o desempenho do exercício da vida pública, por exemplo. O Salazar foi e é tachado de forma pejorativa de Véio. Se defendeu dizendo que era o mais bem vivido candidato a prefeito de Cascavel. Ulysses Guimarães morreu ancião e no auge da sapiência política. Idem com Tancredo Neves, dois ícones de José Richa. O Beto, depois de uma campanha propositiva, prometendo a manutenção do governo Requião em diversos setores, de ampliar no governo o que acha que fez de bom em Curitiba, apelou. Presumo que selou sua sorte. A inevitável exploração do preconceito contra a idade de Osmar, é o ingrediente que faltava à virada.

Novos jornais de campanha que recebi e divulgo pela ordem de chegada. André Vargas (PT) candidato a reeleição a federal, fala no seu veículo do Contorno Oeste. A obra ligará a BR-277 a 467. Garante que também lutou por recursos federais que somam m ais de l5 milhões de reais. O jornal do Professor Lemos (PT) diz que o candidato a deputado estadual desenvolve esforços para viabilizar no bairro Floresta (Cvel) do Instituto Federal de Tecnologia. Do governo, recebi o Notícias Populares, com manchete sobre ampliação de hospitais em Londrina. O jornal do Osmar Dias traz o senador e Lula no comício do dia 31, em Curitiba. Vamos Paraná, vamos! A direita me premiou com mais um panfleto do Edu Sciarra, candidato a reeleição pelo DEM. Principal vuvuzela, o aporte de mais de 11 milhões de reais em emendas para Cascavel. Também acessei, não recebi,um exemplar do Extra, de Curitiba, tablóide denso trazendo a chamada de capa PERFIL: O BETO RICHA QUE VOCÊ NÃO CONHECE. Logo abaixo, oito políticos que, segundo a publicação,têm vínculos com o ex-prefeito. Nelson Justus; Pepe; João Elísio; Herwing; Taniguchi; Ricardo Barros;Hermas B randão e Valdir Rossoni. Timaço, hein?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SEM CHUVA, SOBE EM PESQUISA O CANDIDATO QUE LACRIMEJA

Reabrir o blog para repetir os números da pesquisa Ibope divulgados ontem pela RPC não acrescentaria nada. Seria perder dois reais, que é a tarifa cobrada pela hora na Lan House onde digitei a página. Porém, se for para dizer que o João Destro e o Chico Menin voltaram a se desentender, já terá valido a pena. Não li e nem escutei em rádio ou em TV. Foi o " Carioca", do comitê do bocejo do Requião, quem me assoprou. Diz ele que o João acusa o Menin de estar impedindo sua subida nas pesquisas. E Chico aponta Destro como a trava de sua campanha. Quero repudiar a censura de 24h imposta ao blog do Campana. O que não quero aqui, não desejo aos que escrevem na web. Se fosse em Cuba que o governo proibisse de circular alguma ideia, a gente relevaria, mas no Brasil, é qualquer coisa de inaceitável. Com a estiagem, seria medida correta se pedir aos lavadores de carros que deixassem de limpar, combatendo o desperdício. Sobre a queda do Beto, era esperada. Além do Lula em campo, ele reitera que vai colocar a companheirada na rua. Apavorada, a companheirada que fazia corpo mole com o Osmar, temendo a pupila da rua, começou fazer corpo duro, empurrando Osmar para cima, não necessariamente nos braços do Genor. Mário Pereira e Marcos Vinicius, que se conhecem desde os tempos de reitoria biônica na Unioeste, comprovada a ineficiência de ambos em Curitiba, reapereceram em Cascavel, prometendo coordenar o que resta da campanha no comitê cedido pelo Padovani, onde o discurso do Osmar do dia l9 de agosto, à tarde, provocou sono em Roberto Requião. Os números do Ibope mexeram com a coligação de esquerda, mas não muito. Bandeiras, cartazes, distribuição de jornais não apócrifos ( que fazem falta), cavaletes do André, da Gleisi, do Osmar, o "Frangão" na TV com a imagem do senador ao lado, tudo isso, mais o Lula aqui dia 21, sem o Jacy na Prefeitura para atrapalhar como em l981, me deixa à vontade para fechar a página com um certo entusiasmo, mas ainda preocupado com as últimas do Paço Municipal e a gratuita confusão armada pelo Alisson da Luz com os professores. Propaganda anti-eleitoral gratuita.

domingo, 5 de setembro de 2010

SERRA É CANDIDATO RESIDENCIAL

Que o próximo jingle da campanha do Serra seja gravado pela Verônica Sabino. Serra é candidato residencial. Vai pra casa, depois de 3 de outubro. Mais residenciais, só os residentes em greve no HU. Já o Beto vai proibir o policial de fazer bico. A não ser que o bico seja de tucano. No palanque em Foz, sexta, Fernando Lúcio Giacobo. Não deu pra ver no TRE se ele também lacrimejou quando Lula fez verter lágrimas de Osmar Dias dos olhos do Osmar. Se verteu, foram lágrtimas crocodilescas. Por ser do cardume de traíras de Pato Branco, poderá ser capturado pelo jacaré de olhos marejantes. Dilma só pensava na neta que estava nascendo em Porto Alegre. Notei que alterou o semblante quando Osmar disse que a vitória do Beto iria ser um aborto da natureza.

Estou renovando o blog num dia em que não se trabalha. Quero provar que discordo do Sindec e do bispo de plantão na Diocese. Amanhã (6) Via Fax está ameaçado de não sair. Deu uma pane hoje cedo no computador e, se foi a placa-mãe que pifou, será dificil achar uma similar numa segunda-feira, véspera de Sete de Setembro. Não posso apelar pra Dilma, que deve ser mãe da placa. E o Salazar, hein? O TCU deu duas semanas para ele se defender da contabilidade nas contas do segundo mandato, onde um projeto Rio Andradas não bateu com a contabilidade em poder do Tribunal de Contas da União. Pelos jornais do Alfredo, que o Salazar queria apoio em 2008, ele está condenado a devolver à União 1,7 milhão de reais. A coisa é dos tempos de rodízio na Prefeitura entre Salazar e Tolentino, iniciado em l982 e encerrado em 2000. Salazar está multado pelo TCU em 80 000, além de ter que devolver mais de 700 000 do convênio assinado em fins de l966 entre o município e o Ministério do Meio Ambiente. Pelo que foi acordado, o Rio Andradas iria ser recuperado com dinheiro do governo federal e as capivaras do ecossistema entre Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste e Boa Vista da Aparecida, protegidas. No lago, há um rebanho delas, estimado em mais de 400 indivíduos, mas que não servem como prova de que o ex-prefeito aplicou corretamente os recursos que recebeu entre janeiro de l997 a novembro do mesmo ano. É temerário roer dinheiro de capivaras.

Escutei e não gostei da entrevista do Jacy na rádio do Scanagatta. Fortificou a impressão de que quer dinheiro da Prefeitura. Quem mandou brigar com o Edgar e apostar no capivarol Salazar que o balaiou em l988? Foi irresponsável ao não oferecer provas de tudo que insinuou. A CBN não deveria tolerar entrevistas que possam gerar interpelações judiciais. Falou demais do Assis ( três vezes) reforçando suspeitas de 31 anos atrás. l4 de agosto de l979. O entrevistador teria que ser um jornalista neutro e conhecedor da biografia do entrevistado. Achei que poderia aproveitar trechos no livro que remeto para a gráfica até o final do ano. Uma decepção.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SE O TSE LIBEROU...

Se o ministro da Fazenda demitisse Otacílio Cartaxo, secretário da Receita Federal, estaríamos diante da versão nacional do caso Cartaxo. O delegado de polícia foi mandado embora daqui, por ordens expressas do deputado Tiago de Amorim Novaes, que não concordou com a nomeação do substituto de Osnildo Carneiro Lemes, vítima do tiro na lataria do Vectra do Celso Três. Mantega não é manteiga como foi Jaime Lerner. Não se deixa derreter por pressões de tucanos em estado eleitoral terminal.

Já que o TSE liberou piadas políticas, quem se acha engraçadinho, que mostre seus dotes humorísticos. Vamos, lá. Um partido menor, diz no horário eleitoral, não aceitar o Beto Richa do Lerner nem tampouco os irmão Dias da cavalhada de agosto de l988, defronte ao Palácio, em Curitiba. A piada: Osmar Dias não teve nenhuma influência. Inclusive, mandou colocar todos os quadrúpedes que participaram da ação, na rua, punindo-os.

Dilma Rousseff teve que ler faixas no comício de Foz contendo protestos contra a interrupção dos contornos da 277, que permitiam acessar bairros da periferia que se vendem para diversos candidatos. Numa delas, a futura presidente leu " A Laminadora, o Fórum da Comarca, o PAC 1 e o Cowboy Saloon, exigem o fim das obras das marginais".

Por falar em PAC, a rádio do Jacy, a cada dia mais virulenta, divulgou o internamento de uma paciente no Fórum que, para acessar, basta atravessar duas pistas da Tancredo Neves. O médico de plantão chamou a polícia. Alegou desacato, por Ivonete Almeida. A mulher frisou num gravador que chegou ao Pronto Atendimento Continuado às 9h da manhã e se desentendeu com o facultativo Cassiano de Conto 4 horas depois. No Fórum, se submeteu a um termo circunstanciado, foi consultada e liberada para a imprensa que pressiona o prefeito e o secretário de Saúde. Jadir de Mattos já falou muito em resolutividade.

A Câmara de Vereadores desfruta de bons índices de aceitação, diz uma pesquisa encomendada por uma rádio quer não vende sua linha editorial. Só aluga. . Para espanto de quem acompanha o dia a dia da Casa, 49% dos entrevistados consideram regular o desempenho dos vereadores. Motivos: a Casa é semanal; a jornalista grávida, não foi demitida; o Padovani jogou café no rosto do Marcos Rios; o presidente Damaceno não manda consertar os defeitos do prédio; há rodízio de cadeiras e de pizzas; o Júlio desistiu de ser deputado; as sessões são vespertinas; o número de assessores é de sete, por gabinete; o Atair acompanha as sessões; a CEI da Cohavel já produziu efeitos; o Bindé foi tachado de vagabundo no corredor-polonês; o Gilmar está de licença médica e vai receber 6 mil reais durante o período de convalescença. E durante as comemorações da Semana da Pátria, permanecerá fechada. Não consigo entender como é que 20% dos consultados acharam ruim a Câmara. Para compensar, l9% disseram que o Legislativo é bom. Não é bom ter uma Câmara assim?

Nova exigência nos campos de futebol. Todo jogador que não cantou o hino antes do começo da partida, em caso de substituição, deve fazê-lo individualmente na frente do juiz substituto. Dagoberto, por exemplo, não sabia toda a prolixa letra do Hino Nacional, ao substituir Fernandinho, contra o Atlético de Goiás. Por isso, demorou mais de 5 minutos para entrar no Morumbi, e fazer o gol da vitória.

Evandro Roman foi punido pela Fifa. Se até candidatos a deputado andam mostrando cartões vermelhos, sem expulsar ninguém do time do narcotráfico, nada mais nos espanta.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EXIBAM ADEUS MARIANA, EM HOMENAGEM AO JORGE

A película está encachotada onde reside Valdir Zarur. Exibida em cinema, não arrastaria multidões. A televisâo, na sessão Telecine, seria o endereço ideal. Estamos sugerindo um tributo ao Jorge Rebelatto, 53 anos, filho de seo Genuíno, morto mês passado, vítima de câncer ( não seria septsemia?) depois de se internar na Policlínica, onde se tratou de fratura causada por pancada na perna direita. O filme Adeus Mariana, baseado na letra da música de Pedro Raimundo, que eu rodei na Rádio Difusora de Três Passos/RS, durante vários programas A Hora do Agricultor, produzido e apresentado por Helmuth Grinck, das 13h30 ás l6h, de segunda sábado. Nasci lá na cidade e me crie na serra/com minha Mariana, moça lá de fora/Um dia estranhei os carinhos dela/ disse adeus Mariana, que já vou me embora. O filme foi rodado nos anos 80, com o Rebelatto coadjuvando a Mery Terezinha, viúva do Teixeirinha, que gravou o jingle da campanha do Pudell a deputado, em l992. Eu vou de Ernâni, eu vou de Ernâni, eu vou de Ernâni pra estadual. Baixe na internet, onde está a totalidades dos jingles dos candidatos locais. Além de Mery, Marlene Querubim ( quando eu nasci veio um anjo safado, um chato de um querubim/ dizer que eu estava predestinado a escrever assim/ por contas de umas questões paralelas, quebraram meu bandolim/ mas vou até o fim). Chico, perdão, pois sou o cara que mais tocou tuas músicas, no teu auge, na Colmeia, e único que faz apologia de teus livros, falando também que teu pai fundou o PTe escreveu Raízes do Brasil e Visão do Paraíso, este último eleito pelo João Pedro Stedile, erudito demais. Darci Israel é outro que contracena em Adeus Mariana. E o ator convidado, Lourival Neves.

A CBN veicula, de 5 em 5 minutos, a chamada da entrevista que Jacy Scanagatta concedeu, desde que fosse gravada, dizendo ao entrevistador que o microfone é dele e a rádio idem. Critica Edgar Bueno por ter ido, de carona, a Curitiba, comprar l84 computadores, subindo num caminhão que transportava soja a Paranaguá. O ambiente ali está carregado. Ameaçam agora prender o prefeito como fizeram em Dourados (MS). O Jorge Guirado foi mais inteligente. Usou a CBN para descolar um troco graúdo e parar de jogar aquilo no ventilador através de ventríloquo como se fosse um Requião emprenhando Osmar . O empresário sugere a Edgar a chefia da prefeitura de Curitiba, pois com a renúncia do Beto, a instituição ficou vacante.

Na Décima-Quinta SDP, onde o Marcos redige press realeases, ficamos sabendo que indivíduos estariam comercializando substância entorpecente nas proximidades da estação rodoviária da viúva do Tolentino, a Helenize. Uma equipe do GDE deslocou-se à Avenida Carlos Gomes e abordou Jefferson Mendes, 31, que possuia um cigarro de maconha e era hóspede do Hotel Flórida, que Valério Tonietto desocupa em outubro. Na hospedagem, foram encontrados quatro tabletes, pesando 2,520 kg. O autuado revelou que iria vender a erva em Florianópolis (SC). Negou que seja traficante. Admite ser dependente. Os tijolos foram avaliados em 900 00o reais. Sobre os tiros disparados contra a lataria da Land Rover de Augusto Dal Pizzoll, na noite do dia l5 de agosto, a delegada presidente do inquérito, Paula Martins disse ao blog que as três testemunhas ouvidas não ofereceram provas conclusivas sobre a identidade do suposto autor dos tiros, o advogado Hélio Hiderya Jr., de acordo entrevistas à mídia por Dal Pizzol, na manhã do dia l6, nos corredores da delegacia. O escrivão que auxilia no caso entrou em férias e retorna em 30 dias. Ainda não foi intimado o principal suspeito. Não se sabe, por outro lado, se o Conselho de Ética da OAB, irá se posicionar sobre o episódio. Ou ser acionado, pelo menos.

.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ah SE A CLEIDE FOSSE DO DOSSIÊ

Se a Cleide do Doce, fosse do dossiê, Dilma teria vindo a Cascavel. A futura presidente achou lentas as obras das laterais da 277. E soube que Jacy, o empreiteiro que ganhou a licitação dirigida, é Serra até embaixo da árvore. Chegou ao ouvidos da candidata, que foi vista ontem de salto alto, caminhando em direção a uma tribuna, onde concedeu coletiva, que as interrupções nos acessos que permitiam sair e entrar nos bairros Cascavel Velho, Turisparque, melhoraram a barra do José. E ficou sabendo que o Laboratório da Dra. Verônica está fazendo análises para a oposição. E Verônica, desde que não seja a filha do Fernando Sabino (Yes It Is) não ajuda a alavancar o Osmar.

Beto disse que helicóptero não é de açúcar. Mas o grupo do Abilio Diniz tem uma frota deles. A última do Beto é criar um batalhão para acabar com a violência na fronteira. Eu continuo achando que a devolução ao Paraguai das terras tomadas durante aquela guerra contra Solano Lopes, acabaria com o problema. Não sei se Fernando Lugo, depois de ter sido humilhado pela Câmara local de Vereadores, aceitaria a devolução deste pedaço de Paraguai. Complicado pedaço.

Jacy Scanagatta diz na rádio dele que a CBN não aceita dinheiro em troca de silêncio. O presente de Sarney é instrumento popular contra maus gestores. Está de birra com o Edgar, que não é Lísias. O ex-prefeito ameaçou levar Scanagatta à Justiça. Desistiu e acabaram grandes amigos, depois de um período de muita turbulência. Eu acho que se aquele aporte de l7 milhões de reais, se vier, nas mãos da Petrocon, muda a linha ranheta editorial da emissora. Jacy nunca foi um radical. Gosta de levar vantagem em tudo. Porém, tem que apostar com mais sorte em futuras eleições. E encontrar um novo PFL, perdido em 2000.

Mário Pereira foi colocado de lado na coordenação estadual da campanha de Osmar Dias. A confirmação é do comitê local. Nas ruas de Cascavel, trinta mulheres agitavam bandeiras do Osmar, Gleisi e Dilma ao anoitecer de hoje. Levam vintão, por seis horas trabalhadas. O Beto paga 25. Deveria ser 45, número da legenda dele. E l3, por ser a dezena do PT.

O Beto acha que a PM pode contribuir com saneamento básico e asfalto. Não entendi. Eu só reciclaria as forças armadas, no período pós-violência, depois da erradicação do surto. Sem copiar o Lísias, que criou uma Guarda Municipal e hoje responde a processo na Justiça Federal por coação moral e trabalho escravo. Se a JF colaborar, prometo atualizar a cobertura blogueira sobre a ação proposta pelo Ministério Público contra a irmã de Lísias, seu cunhado e o coronel PM Amauri Lima, um dos sádicos que ministravam aulas de maneabilidade à tropa mambembe.