sexta-feira, 30 de julho de 2010

LULA EM CURITIBA E A FINAL DA LIBERTADORES PODE SER EM SÃO PAULO

O Beto, se não manter atualizados os números da violência e do contingente das policias, vencendo, vai contratar 20 000 homens, total da soldadesca que ele preconiza enquanto panaceia anti-violência. Quem auxilia o candidato na confecção do plano de governo, diga a ele que o Sexto BPM, com quartel em Cascavel, incorporou 70 soldadinhos, mês passado. Logo, o Beto terá que reduzir o efetivo dos sonhos. 19.930 indivíduos. Com as baixas, no entanto, provocadas pelas operações purificadoras, o cálculo defasou. O correto é parar de apontar números cabalisticos. Vou aumentar o efetivo. E não se fala mais em 20 mil.

São Paulo, se não puder sediar a abertura da Copa de 2014, que consiga, pelo menos, ser sede da final da Libertadores. É só ganhar do Inter, no Morumbi. Os times gaúchos, fora do Rio Grande, costumam se acadelar, principalmenet aquele das três cores. O bicolor ganhou as últimas fora do Beira Rio. Guarani(Campinas) Atlético de Minas ( Sete Lagoas). Para sediar a final da Libertadores, o São Paulo já deveria ter dispensado o treinador. O Colorado mandou o Fossati para fora, eliminando os Estudantes de la Plata pelo saldo de gols. O tricolor tinha que ter dado cartão vermelho ao Ricardo quando da eliminação dramática, em pênaltis, do representante do Peru. Não se empata duas vezes com um time do país que entregou o jogo em l978 para os argentinos, na Copa, sem gols, sem que caia o treinador.

Hoje é o quarto dia da greve dos grevistas da construção civil. Oracildes Tavares, presidente vitalício do Sintrivel, quer um movimento pacífico e ordeiro. Nada de comunistas, anarquistas infiltrados, repetindo aqui as cenas de selvageria, quebra-quebra, como ocorre em países e capitais quando os mais ricos se reúnem, longe de Davos (Suiça) para discutirem de que forma o capitalismo pode ser içado pela BP das profundezas em que se encontra nas águas turvas oceanicas do Golfo do México. Oracildes já foi vereador, mas não obteve sucesso nas duas tentativas em que tentou permanecer no parlamento, eleito por Tolentino e Cohavel, em 1996. O Lula do movimento sindical local, ainda está para nascer.

Amanhã, tem Lula e Dilma na Boca Maldita, em Curitiba. Se fosse na Boca Maldita de Cascavel e Jacy Scanagatta fosse prefeito, nem comício haveria. A Boca local não existe, nunca existiu, e, Lula, enquanto sindicalista, nem conseguiu um alvará da prefeitura para realizar aqui o seu primeiro ato público em nome do incipiente Partido dos Trabalhadores, dirigido pelo Nivaldo Costa, Eunádio dos Santos, Caio Gotllieb, Mário Katuo Kato. Os advogados vieram depois. Um estudava em Ponta Grossa e o outro cursava direito em Florianópolis (SC). Aderbal e Ernâni são afundadores do PT. Afundaram o partido, transformando-o num Titanic pós l912. No comício de Curitiba, o Beto vai mandar espionar o teor dos discursos e o total de público. Beto achava que se o Osmar afinasse, ele seria governador, sem precisar disputar. Seria um pleito chato como foi aquele em que o Álvaro ganhou do Alencar Furtado em l986. Estelionato do Plano Cruzado (Delfim Neto).

Júlio Cesar, depois de sair mal do gol da seleção, está saindo pior ainda da luta por uma cadeira da Assembléia Legislativa. Faz um enorme barulho em torno da desistência. Como não tem dado entrevista a jornalistas isentos, diz o que quer e responde às perguntas adredemente acertadas. Ora, Júlio queria ser deputado estadual com as burras do erário. Orlando Pessuti bancaria os gastos dele, que iria ser coordenador da campanha do governador na região oeste. Com a submersão da candidatura de Orlando, Júlio ficou sem tesoureiro. E vendo as toalhas do Piaia, do Lísias e do Jadir passarem por sobre sua mansão, na Costa e Silva, jogou a dele. Esperto, diz que vai de "Frangão" a deputado federal. Temendo uma punição do PMDB, que até pode ser a expulsão, "apoiando" o irmão do presidente municipal da sigla, Valter Parcianello, anunciou sua preferência a federal. Júlio, usando e abusando do cargo de presidente da Câmara (2006/2008) obteve 3,7 mil votos na terceira eleição que obteve a vereador. Fez um acordo espúrio com o Mário Seibert e voltou à presidência da Acamop,entidade que só serve para pagar aluguel ao Aldo Parzianello. Ou servia. Eu, se fosse do PMDB, pedia o cartão do Paranhos, que não tem tido nenhum tipo de validade, e aplicaria no Júlio. Seja pelo gol de empate da Holanda, seja pela renúncia espalhafatosa. Obrigado pelos acessos.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O NOVO ENDEREÇO DO SINDEC E A CITAÇÃO DE FERNANDO PESSOA

O velho Sindicato dos Comerciários (Sindec) fundado por Donato Ramos nos anos 70, muda de endereço mês que vem. Se recolhe da Visconde de Garapuava 1637 e vai para a Visconde do Rio Branco 2493. A sede própria fica perto do Colégio Santa Maria, comprada por 400 mil reais pela Federação dos Comerciários, cedida, através de comodato ao Sindec, que aplicou 100 000 reais na readequação do imóvel, em cima de quase 400 m2 (quadrados). Paulo Morais, manda-chuva do Sindec, disse ao blog que a classe que preside agradece o gesto de Vicente da Silva, dirigente da Federação. A escritura será emitida depois que a entidade limpar a ficha, em processo de purificação acelerado.

O blog acha que e prisão do cirurgião bucal Eliseu (Unioeste), cabecilha da quadrilha de safados de safári ilegal especializada em abate de animais silvestres empalhados ( taxidermia) deve contribuir com a reabertura do inquérito mal conduzido e que não apurou quem foi quem matou e quem foi que mandou matar o jornalista Leonir Souto, "Oncinha", vitima de atentado a tiros em 2007, em Cascavel. Acuado em Santa Terezuinha de Itaipu (PR), "Tigrinho", apelido oriundo das sardas, depois de fugir do Parque Nacional, faminto, usava um jornal como instrumento de caça naquele município. Apesar do tamanho das suspeitas e evidências de que a prefeitura de STI possa ter patrocinado o crime através de carta-convite, quatro anos depois ninguém foi sequer indiciado. O escrivão Reinaldo Bernardin mentiu para Via Fax que o inquérito fora solicitado pela Promotoria de Investigação Criminal (PIC) extinta depois da "elucidação" com aspas de outro caso, o do Tiago. O Ghost-Writer de Leonir Souto era sindequista ( Sindec) Luís Ezequiel Porfírio, morto de cirrose hepática três anos após a desativação do semanário A Voz da Fronteira.

Saiu a ata da reunião do Copom que elevou para 10,75% ao ano a taxa básica de juros - Selic - com uma leitura de inflação em queda. No mês passado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, antes de ser alertado sobre o inconveniente político de juros muito altos antes da eleição, fazia uma leitura oposta do cenário econômico. Inflação em aceleração, aquecimento da economia, cujo remédio a equipe do Meirelles só vê na elevação dos juros. A nova leitura é música suave aos ouvidos dos titulares de caderneta de poupança. Quanto maior a Selic, menores os rendimentos de uma aplicação que, na prática, não compensa. Collor meteu a mão na poupança dos outros e Lula não paga nada pelos ativos. A única vantagem é a de em caso de assalto em sua casa o caraminguá estar na casa dos outros. A poupança não tem IR, mas, para descompensar, não remunera. A não ser grandes aplicações, o que poucos optam por ser mais lucrativo se arriscar no mercado. Criar empregos e explorar mão-de-obra barata e desassistida, que não é o caso dos peões do Oracildes Tavares, filiados ao Sitrivel e que não deve ser interpretado como Sindicato do Trivelatto de Cascavel. Oracildes deu de imitar o Gladir Basso. Faz uma greve de verdade. Até poema de Fernando Pessoa foi recitado por um comentarista de encomenda, que lê texto da lavra de outrem numa rádio. Outrem lembra Ferroste. Com a composição das 11 horas, me despeço. Podia ser o das sete, do Raul Seixas. É que a locomotiva do Adorinan anda apitando na Band. Falar em Band, toda vez que se fala em banda podre, peçam ao delegado Lino Lopes, no Centro de Triagem, de Curitiba, que comente os fatos policiais de maior repercussão. Sabe tudo. Nosso comentarista de coisas podres!!!...Já fui.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SEM QUERER POLEMIZAR, POLEMIZANDO

Não desejo polemizar, mas quero que me respondam se túnel é pista de skate, mesmo interditado. Polemizando, quero saber do Beto se ele já sabe que o efetivo da polícia sofreu novas baixas com as prisões efetuadas hoje de três agentes da PC pela Operação Vale do Ivaí desencadeada pelo Pessuti com o escopo de reforçar a certeza de que o seu antecessor além de não acabar com o pedágio abusivo, não extinguiu a banda podre, mesmo sendo prematura a aplicação da pecha nos detidos na região de Londrina que, antes, terão todo o direito de ampla defesa e de se despirem da indumentária necrosada. Richa diz que com 20 mil homens acaba com a violência e com o crime organizado. Leonaldo Paranhos é mais modesto e mágico: com um simples cartão vermelho, porá o narcotráfico no banco dos réus. Em épocas não muito distantes, Paranhos, ainda no PMDB, usava outro intrumento no combate às drogas. O utensílio de couro que cinge a cintura era dali retirado. Sobre um palanque, ao lado de Requião, seu chefe na época - Paranhos teve um período brilhante (êpa!) no Ipem - partiu para cima de um desafeto. De cinta não mão direita, segurando as calças, com a esquerda, só não bateu em Marcos Formiguiueri porque o escudo Júlio Cesar se interpôs recebendo as vergastas desferidas com raiva. Já o Beto, que reedita 20 mil Homens e Um Destino, deveria ter formado uma frente menos fria com a coligação do Osmar que, por seu turno, primeiro turno, deveria estar encabeçando a frente do Beto. O pai do Beto, era um liberal progressista, auxiliando os que combatiam o regime fardado. Pois, o filho do seo José, está coligado com o DEM, PFL, PDS, Arena e coisas correlatas na cronologia darwiniana de frente para trás. O Osmar, o latifundiário defensor do direito de propriedade e inimigo das ocupações do MST, tem ao seu lado os da Carta de Puebla (México); os petelhos neoliberais e os comunas sem causa do PC do B. Impossível não citar Joaquim Nabuco. Nada mais conservador que um liberal no poder. Cabe inteirinho na biografia da dupla. Beto é autor de uma lei votada na AL, sancionada pelo Lerner, o governador mais progressista na visão da direita, que permitiu ao Estado indenizar familiares de presos políticos torturados, quando não mortos, pelos militares, apoiados pelos Democratas. O Troféu Disparate, o blog entrega a Beto, sem muita pompa, nem solenidade solene, com pleonasmo, que não faz mal. Um abraço de tamanduá.

terça-feira, 27 de julho de 2010

COM TANTA RENÚNCIA, NÃO ELEGEREMOS NENHUM DEPUTADO ESTADUAL!

Se todos renunciarem não vamos eleger ninguém a deputado estadual. Este é o enfoque de reabertura do blog, depois de apostar em Muricy para a seleção e de ser surpreendido, igual ao Lula, com a unção de "Mano". Jadir de Mattos mandou carta à um jornal, que não pode ser comparada com a similar do Osmar Dias - Carta de Princípios - comunicando que jogou a toalha Teka que Flávio Cavalcânti usava em seus programas. Mesmo sendo um matutino de baixa credibilidade onde de Mattos depositou sua renúncia, eu acho que ela é verdadeira. Não precisa ser periciada no instituto grafotécnico. O vice diz que com chapão os chapinhas não têm vez. Com mais esta desistência, sobe para três o número dos toalheiros: Vander Piaia, Lísias Tomé, Jadir de Mattos. A lista periga a aumentar, se Alessandro Meneghel tomar simancol genérico e ver que também não reúne as mínimas chances de se eleger, apesar dos adesivos de sua candidatura colados em vidros de automóveis da grande e média burguesias - o MST é que não iria adesivar em favor dele. Outro ruralista sem as minimas é o filho do latifundiário Salazar Barreiros, o Cássius, chefe de Gabinete entre 1997 a 2000. Outro toalheiro é o Antônio Carlos Baratter, cabo eleitoral de Alfredo Kaefer. Se Alfredo tiver sua candidatura impugnada, atendendo pedido de João Destro, que interesse teria o dono da Diplomata em continuar gastando com ACB? Nenhuma. Júlio Cesar Leme da Silva ainda não escreveu sua carta, mas já disse no mesmo matutino, o Jornal da Renúncia, fechadinho com o Beto e com o Edgar, que depois que o Pesssuti foi pessutado, suas chances desceram a zero. JCLS trabalhava ocioso com o cenário logo após 3 de abril: Pessuti iria bancar com o dinheiro do povo a campanha do sovina do PMDB. Puxaram o tapete do Orlando e sobrou ao Júlio a cadeira de vereador, o que já está de bom tamanho. Leme é mais útil à democracia representativa representando no Parlamento municipal. No estadual, desapareceria diante das raposas de pêlo tosquiado que dominam o colegiado. Iria ser um "Frangão" estadual, trazendo verbinhas oriundas de emendas paroquiais votadas durante tramitacão do orçamento estadual. Com todas as desistências, André Bueno ganha musculatura mais viril, além de Paranhos, que, numa pesquisa fajutada numa rádio, tinha 22% dos votos, na espontânea, em maio. Chute assim nem os cabeceadores da Holanda apresentaram na África do Sul. No entanto, o Red Card demagógico contra o nada dos outros, acaba induzindo eleitor a votar no eterno pangaré. Paranhos tem contra si o fato de ter sepultado o Tiago durante o período em que foi Superintendente da Acesc. Ninguém dirige a autarquia impunemente. Até logo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ALTERAÇÃO NA SELEÇÃO; SAIU UM DITADOR E ENTROU UM DÉSPOTA!

O anúncio de Muricy Ramalho, hoje, novo técnico da Seleção derrotada pela Holanda em 2 de julho na África do Sul, três semanas depois da eliminação da Copa do Mundo, surpreendeu os que apostaram em "Mano", do Corinthians, o mais citado até a rodada de ontem do campeonato brasileiro. O Fluminense de Muricy é líder e o Corinthians de Mano perdeu a invencibilidade para o lanterna. "Mano" poderia ser indicado ao Banco Central, para compensar, se Henrique Meirelles fosse candidato ao Senado, consoante cogitou-se. Gerenciou duas agências centrais. A do Bandeirantes ( Calçadão) e do Rural ( Brasil). A primeira teve pequeno desfalque com o vereador que iria ser eleito pelo PMDB em l982: " Frangão", o imaculado. Além destes dois bancos, "Mano" dirigiu a filial paraguaia do Banestado em Assunção (PY) convidado por Mário Pereira, o Pessuti de 1994. Liberou generosa linha de crédito, sem lastro, aos amigos que o sustiveram na iniciativa privada ( Alfredo Kaefer, Zai Sarolli, Rafagnin, Sperafico). É ainda protagonista de um episódio envolvendo um balaio de dólares entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (PY) em 29 de agosto de l994. Um avião foi raptado nos ares e de seu interior foram levados malotes de dólares. Não se sabe o exato montante da ação conhecida como o Trem de Glasgow dos Ares. Ou cada comunidade com seu Ronald Biggs.

O anúncio de que a Secretaria de Obras do Paulo Gorski estuda a possibilidade de arrendar uma pedreira por 80 mil reais mensais concide com a visita ao secretário de Nelson Dalmina (Rio Quati). Fecharam a porta do local da audiência, já que o teor do que trataram não poderia ser testemunhado ou ouvido por titular de blog ou de Via Fax. Quem conhece Paulo Gorski vereador, presidente da Câmara, chefe do DER, rebelde do PMDB, deputado estadual quando o José Tavares se licenciou para ser secretário de Segurança, dono de empreiteiras que ficaram com empenhos atrasados na prefeitura quando Tolentino entregou a rapadura ao Salazar em l988, sabe quem é o Paulo Gorski. Ele e Léo Rigon são muito criativos. Diria os mais lúcidos do séquito que o prefeito escolheu para assessorá-lo. Ninguém governa com santinhos. Ou você faz um acordo com a banda podre ou você não ganha. Ou se ganha e se afasta dos podres, não governa. A pedreira que poderá ser municipalizada não é dos Dalmina. O Nelson foi ao Paulo para se inteirar do que está em jogo. Amigo de Edgar, Nelson foi visto no TRE de 2008 no papel de amigo do peito do prefeito. Cascavel tinha uma pedreira municipal. Lembro-me dela. O Selvino, um dos homens de confiança de Paulo na Sesop/Sesur trabalhou ali quando Tolentino teve um segundo aval público em l992. Que galinheiro bem protegido!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

DOIS CORPOS INSEPULTOS: O DE ELIZA E O DO CAPITALISMO

Estress pós-2 de Julho. São Paulo, Santos e Grêmio estão sob efeitos de antidepressivos. O tricolor paulista não se justifica. Nada tem que pudesse evitar a derrota. Os Meninos da Vila, além do Robinho, que esteve lá, teve dois esquecidos (Ganso e Neymar). O Grêmio não emplacou Victor. O São Paulo procura um técnico. Cogitam-se os nomes do Adilson Batista e de Wanderley Luxemburgo. Ricardo Gomes assinou a demissão ao não vencer o Grêmio Prudente, no Morumbi. Por falar em Morumbi, Cascavel deveria se candidatar a abrir a Copa de 2014. Temos Morumbi e Olimpico. O estádio está abandonado, mas os quero-quero estão lá, com seus filhotes, e que ninguém implique com eles. Além de Morumbi e Olimpico, o aeroporto está recebendo readequações. A pista vai ficar mais larga e comprida. É a banda larga, chegando em outros flancos. Não podemos correr o risco de sermos atropelados por São Paulo. Já a candidata a primeira-dama, Fernando Richa, por não ter o que fazer em Curitiba - o marido vive no interior - aqui chegou, não sei se por terra ou pelo ar, largando a língua sobre os problemas sociais do governo. Aludindo ao cabeça da Comunicação da Prefeitura, disse na CBN que, com o maridão no poder,ninguém irá comandar o Provopar à moda miguelão. Caba eleitoral do Osmar, manifestou-se preocupada com a carga tributária que lastreia as bolsas do governo, inclusive o bolsa-terrorismo que a Veja arrrumou aos familiares do Lamarca. A mulher do Osmar, sem dizer nada, saiu-se bem melhor nas entrevistas que não concedeu. Mas que vai ter que sair por limpo, isto vai. E o Beto Guilherme continua sua viagem ao Mato Grosso. Está em Cuiabá. Já a Tarobá, democrática, ouvindo e cobrindo os dois lados, destina 5 minutos para o Beto e 30 segundos ao Osmar. Depois, se o pão-e-água do Requião for assimilado pelo Osmar, não se queixem. E da seleção do atraso, convocada pelo Beto, nominada no blog anterior, o nome de Assis Gurgacz ter sido omitido não é porque ele não faça parte dela. O "Polaco" corta dos dois lados. Mecenas, ajuda a esquerda light e a direita moderada. O PT, além de vínculo com as Farc, flerta com as Fag. E faz anos. Perguntem ao Paulo Bernardo e à mulher dele, a Gleici. Já o Marcos Solano vendeu a Jovem Pan para investir na Sol Linhas Aéreas porque a companhia está indo para os ares. E foi vencido na luta interna pela suplência. Pedro Tonelli fundou o PT. Solano ingressou no diretório retirando uma das folhas de eternit do telhado. Preciso mais de Patrocínio que de José. Pensem nisso, antes que o socialismo nos salve. Eliza Samúdio e o capitalismo são dois cadáveres insepultos. Obrigado pela audiência.

terça-feira, 20 de julho de 2010

PRECISO DE PATROCÍNIO, DESDE QUE NÃO SEJA O JOSÉ

Que terça-para se dedicar ao blog! Temperatura em l7 graus, depois, de baixar para 4. Mais de 300% de aumento! Tomara que o Copom não leve em consideração esse brutal reajuste amanhã, quando reúne-se, em Brasília, para elevar a Selic, outra vez. Acompanhando a tendência altista da temperatura, o nível da campanha presidencial teve um repique. O vice do Serra acusou o PT de estar coligado com as Farc colombianas. A Dilma não mordeu a isca, jogada pelo Índio não sei de quê. Vêm processos ai, que não são do Kafka. Um cível e um criminal. O presidente falou em Ponta-Porã (MT) um mês depois de um atentado cometido contra o senador de lá, que matou os seguranças dele, que o crime está organizado em todas as esferas oficiais do país. Muito grave! Seria interessante e providencial que o chefe do governo detalhasse o que disse. Não é a primeira vez que as Farc se desgastam com esse tipo de comparação. Elas são revolucionárias, e o PT, neoliberal, depois do expurgo das bandas radicais. Para combater juros altos, os farqueiros esgrimem marxismo. O PT, a ata do Copom.

Para que não se diga que apenas o Beto Richa viaja, o nosso Beto, o Guilherme, desde sexta-feira, está no Mato Grosso. Não foi possível ao blog acessar o nome do município, nem o que o filho do seu Narcizo foi fazer naquele estado, onde o Salazar possui enormes fazendas, onde cria gado, que não dá tanto problema como a agricultura. O Beto deve estar fiscalizando um destes imóveis, uma vez que tem tudo para ser fazendeiro. Sorri pouco, não gosta de MST, a barriga é proeminente, bem como a região abdominal. E foi chefe de Gabinete do Salazar, entre 1989/1990. O outro Beto, que já teria viajado oito vezes as Cascavel, meca do atraso, tem agora um comitê eleitoral. Sabe quem integra esse comitê? Anote, ai, de preferência, sentado. Salazar Barreiros, Jacy Scanagatta. Hibraim Fayad, Pedro Muffato, João Destro e Alfredo Jacob Kaefer, o homem dos 95 milhões de reais, que atrasa o pagamento de um salário-mínimo, à mais-valia explorada na Diplomata. Esses cabos eleitorais, em geral, afundam candidaturas toda vez que avultam na TV achando que transferem votos. Beto Richa, sei não, mas você está com um semblante cada vez mais semelhante ao de Fernando Collor de Mello. E o marketing é o mesmo. Não aprovei sua entrevista ao Caio. Muita enrolação sobre pedágio, Ferroeste, violência. Faltou combinar a pauta como teu pai fazia com o Dietrich, antes de ir ao ar, em l980, depois do Leite Chaves ser entrevistado pelo mesmo José Alberto. Estou precisando de patrocínio pessoal, que não venha em forma de José. O sistema neoliberal, conjugado a uma listinha do João Destro e do Pedro Muffato matam. Pensem nisso, se quiserem me continuar aqui no Blog, no Via Fax impresso e em Cascavel.

No Golfo do México, o mesmo paliativo adotado no Governo do Paraná. Um tampão. Claro que não vai dar certo. Yes, We Don`t Can!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

AS GRANDES FORTUNAS SERÃO TACHADAS, A PARTIR DO ANO QUE VEM, DE GRANDES FORTUNAS!

Léo Rigon pode não ser comentarista de maconha encontrada num carro do IMI ( Instituto Médico Ilegal) de Toledo, em jornal, porque, em rádio, ele, comenta. Não chega ser um grande comentarista, um Ostermann, por exemplo, mas também não lembra um Pedro Mikilita, um Guirado da vida. Hoje pela manhã, entrevista gravada quinta-feira, data em que o Luiz Nardelli saiu da ACESC, sem guarda-chuva, às l5h, depois de parlar com Rigon, a CBN entrevistou-o e pôs no ar a edição da fala. Pelo que foi editado, o Ângelo Sganzerla, que estava ontem à tarde na ACESC, depois de passar pela calçadinha do Léo, foi entregue aos Recursos Humanos da Prefeitura. É lá que irão decidir o futuro dele, depois que veio à tona o escândalo dos 630 quilos de maconha, encontrados numa viatura do IML (Instituto Médico Legal) de Toledo, em Itaipulândia, dirigida por Antonio Ari Krepsky, preso domingo, libertado segunda, por ordem da Justiça Federal. O carro teria sido emprestado por Krepsky, a Sganzerla. Com o habeas corpus, ninguém está preso. 630 quilos do alucinógeno, em tijolos, corresponde a 315 unidades, pesando, cada, uma, dois quilos, num cálculo de leigo, veja, bem, não pretendo ser indiciado com estas linhas. Ignoro o preço da maconha, no atacado e varejo. FHC deve saber, pois prega a descriminalização da erva. O assunto palpita porque, pela ACESC, passou um Superintendente que hoje mostra cartão vermelho para as drogas...Paranhos mandou lá, em 2001. Nunca foi tão fácil...O Léo compra crisântemo, que não é droga. Maconha em tijolos pode ser usada na colocação de pêivers numa Rua do Rosário, defronte à sede da empresa onde trabalha o Ângelo Sganzerla, que, pelo que me bateram, é egresso da tiragem civil (banda podre).

No Rio, os podres mataram cinco fora do CIEP e um dentro do Centro Integrado concebido por Brizola . O aluno Wesley, de 11 anos, estava na sala de aula, quando uma bala o atingiu. Levado ao hospital, morreu a caminho. Com os novos presuntos ( é assim que os pobres são tratados) a relação que João Pedro Stedille ( MST) elabora ao comparar as policiais do Rio (Civil e Militar) e o Exército de Israel, pede atualização. Há que se revisar para cima. Em 31 de maio, Israel matou nove turcos, no Mediterrâneo, num navio de ajuda humanitária, que se dirigia à Faixa de Gaza, levando donativos aos palestinos ( os Sem Terra do Oriente Médio). João, disse em Porto Alegre, que a Polícia brasileira mata mais que o Exército israelense. Lula, no Rio, sublinhou que não se pode tratar bandido com pétalas de rosas. Foi antes dos Jogos Panamericanos. Imagine o que farão com os pobres, durante a Copa.


Dilma e os ricos:

- No meu governo, irei tachar as grandes fortunas, de grandes fortunas!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ÓRGAO OFICIAL DEIXOU DE SER IMPRESSO. COMO O JB

Ralph Moreira é cliente de Cesar Sordi. Mora em São José dos Pinhais, mas já morou em Cascavel e em Santa Terezinha de Itaipu, o Ralph. Ao se graduar em Direito, em Foz, largou mão do jornalismo impresso premonitório. Anteviu o que ocorreu com o JB, no Rio de Janeiro. O Jornal do Brasil, que anunciava a Geléia-Geral Brasileira de Gilberto Gil, em l968, reduziu-se a versão online. Dizem ser a tendênccia dos impressos. Estão condenados. O Le Monde faliu, mas foi comprado. Não se esconde na web. O livro seria outro produto impresso, que seria extinto nesta versão. Faz décadas, mas as livrarias não deixam de ofertar e de vender. Ainda no Rio, a Tribuna da Imprensa, de Hélio Fernandes, falida, depois de bombardeada nas bancas nos estertores do regime, também se mudou, com malas e cuias, para a internet. E até, me perdoem, o órgão oficial do município de Cascavel - um bissemanário - se despediu dos leitores enquanto produto de papel. Antes, os despachos oficiais tinham um diário oficial privado. Um outro diário e um ex-prefeito tiraram dele esta prerrogativa. Ai, o atual prefeito peitou o arrivista, e acabou com a festa. Confeccionou seu próprio veículo. E nesta semana, decretou o fim seu curto período de vida da versão em papel. Quem ganha com tantas mudanças? Aqueles que dizem que o diário oficial deveria se manter como era, é que não são, pois nem diário era.

A frente fria, anunciada pela meteorologia, nos EUA, ficaria mais cruel com Donald Rumsfeld na TV. Aqui, Alessando Meneghel desempenharia bem o papel. Requião não seria um mau garoto de meteorologia no anúncio da bolsa gelada de maldades. Menos mal que 32 milhões de brasileiros saíram debaixo da linha da miséria, lembrou ao Cai0,o o senador Osmar Dias, em gravação veiculada sábado na rede dos Muffatos. O entrevistado se queixou do tom nostálgico do Jogo Aberto. O apresentador só queria abordar coisas que não interessavam ao interlocutor, de barba imaculadamente branca. Em 2006, minutos antes do Geraldo Alckmin ser enrevistado no mesmo local, pegou fogo no estúdio. Com chamas daquele tamanho, não foi possível ouvir o presidenciável do PSDB. Eu sei de tanta coisa da Tarobá, que sou o mais versado nela se um dia fosse passada a limpo, sem maquiagem. Incorporando um linchamento em Mamborê, filmado pela equipe que produzia o Lourival Neves. Antes da barbárie, pediram que os bárbaros aguardassem a chegada da Tarobá para só depois se ensandecerem. Veja como um veículo deste poder se transforma em arma letal e poderosa a serviço da selvageria. Diga-me quem te manipula e...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CNJ MANDA CARTÓRIOS SE ADEQUAREM À CONSTITUIÇÃO

Tenho procurado as fichas dos que estão com a barra poluída nos sites judiciais e não as encontro. ouço que fulano foi alcançado pela legislação dos 1,6 milhão de assinaturas. As redes destacam a temperatura baixa, as frentes frias, mais frias que as coligações e a prisão do maior traficante. Mas não é aquele apontado pelo Beira-Mar. Seria do Paraguai, o maior da região. Foi preso em Planalto(PR) e seria o responsável pela comercialização recorde de narcóticos na fronteira. É, pois, um ficha-suja. Cabral vivia na Argentina. Tomara que nenhum delegado seja transferido como punição pela prisão. Aconselha-se às policias o máximo de cuidado quando o alevino capturado for dos grandes. Não raraz vezes, o espinnhel sai pelo anzol.

Paulinho Mion vai ter que se submeter a concurso. Dentro de seis meses, a Justiça, seguindo a Constituição, fará concurso para preencher as vagas nos cartórios extrajudiciais onde os notários não estão de acordo com o que preceitua a Constituição, diz o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). São mais de 5 mil cartórios, três deles em Cascavel, que terão que se adequar. Extensa matéria está na edição de hoje (14) de A Gazeta do Paraná. Carlinhos Mion, irmão de Paulo Roberto, comprou uma edição numa das bancas do calçadão, estimulado pela reportagem. Revelou que Paulinho, pelo tempo de serviço, está qualificado para ser aprovado nas provas que deverão ser preparadas pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Paraná, em data a ser fixada. O expediente no Cartório foi normal nesta quarta-feira. Otacílio Mion delegou ao filho a tarefa de exercer o posto de titular depois de ser presenteado com o órgão em l954, dois anos depois da criação do município de Cascavel (l952) e de casar com a irmã do então prefeito José Neves Formiguieri, Carolina Formiguieri Mion, primeira-dama em dois mandato de Otacílio na prefeitura. Por ser tia do dono do jornal, a matéria da Gazeta saiu com detalhes minuciosos. Coincidindo com a decisão do CNJ, o deputado federal Alex Canzianni (PTB) tentou legalizar os cartórios no início do ano, através de Emenda Constitucional. Mas o Palácio do Planalto sinalizou que dificilmente iria sancionar a PEC, por achar uma afronta à Constituição e uma derrota quase que certa na Justiça para onde o caso poderia derivar, em forma de escândalo para beneficiar titulares de cartórios. Os Mion costumam ser relacionados entre os que formam a meia-dúzia que manda em Cascavel, como são conhecidas as oligarquias que controlam o PIB. Além deles, os Gurgacz, Scanagatta, os Muffato, os Destro e, ultimamente, os irmãos Kaefer ( Roberto e Alfredo). Se Paulinho não vingar no concurso, haverá ranger de dentes. A família é numerosa e quase todos dependem do que já foi conhecido como Serra Pelada - o cartório da Souza Naves, que, por dia, dizem os que privam com o notário, arrecada cerca de 10 mil reais, principalmente com lavratura de escrituras.

terça-feira, 13 de julho de 2010

RIOBALDO DEGOLOU TRECIZIANO, NA CAÇA A HERMÓGENES

De nada adianta o Beto dizer que já visitou Cascavel oito vezes depois de renunciar ao cargo de prefeito de Curitiba, que não ganha meu voto para governador. Sei lá se ele não vai chamar o vice l4 meses depois de empossado e se candidatar a voltar à prefeitura da capital em 2012. Beto bom é o Pompeu. Beto bom é o Guilherme. Do filho de Gersino, nem posso falar. Cachorro-louco pegou o estradão e nunca mais foi visto por estas ignotas glebas. E o Treciziano, se meteu à besta, no sertão, perdendo a cabeça, se inxerindo no roteiro do bando de Riobaldo, achando que poderia enfrentar o melhor jagunço do romance do Guimarães Rosa. Riobaldo está caçando Hermógenes, que matou Zé Bebelo. Lembram-se? Pensem vocês que perco meu tempo só me dedicando a interpretar os irmãos Dias e outras mediocridades em cartaz... O melhor que um Dias fez, nos últimos dias, foi um gol, em l982, quando o Brasil despachou a Argentina da Copa, e o Ramon Dias, fez o gol deles. A Globo, porque as datas concidiam - 2 de julho - foi no arquivo e reprisou 0 chute que o Valdir Peres não soube neutralizar. O pior dos Dias é o Álvaro, que vendeu a Telepar. Ele presidia a saudosa estatal, quando do leilão que o Brizola chamava de entreguista. O Osmar disse que no seu plano de governo, a palavra privatização vira anátema. Álvaro acusou o golpe, no maxilar. Por outro lado, a quantidade de maconha encontrada na fronteira deste país com o maconheiro Paraguai ( 630 quilos) num carro de transporte de defuntos do IML de Toledo, exuma a velha banda podre. Luis Gilmar da Silva não me convenceu com a entrevista concedida a uma rádio fofoqueira. Menos ainda o Léo Rigo0n (Acesc) que deveria ter chamado a mídia para, coletivamente, fornecer respostas adequadas que a sociedade aguarda. De janeiro até ontem 12, o país calculou a safra da erva em 44 toneladas, que, beneficiadas, viraram tijolos. A maior apreensão individual não é a do IML de Toledo. Em Santa Terezinha de Itaipu, pegaram 21 toneladas e mais 500 quilos, num caminhão que transportava compensados. Em todo o país,a produção apreendida este ano é de 61 toneladas. Em 2009, 21,7 toneladas viraram artefato, segundo a PF. Acréscimo de 181% de um ano para outro. E o FHC ainda quer descriminalizar o produto e o Paranhos dar cartão vermelho para quem produz. Plante que o Fernando Henrique garante. Em novembro, dê cartão vermelho a Paranhos e sua turma, muitos remanescentes do grupo do Lísias. Ai tem.

Lula foi despreparado à Africa. Quando o serrista Ricardo Teixeira falou da precariedade dos aeroportos brasileiros, de bate-pronto, o cabo eleitoral de Dilma deveria ter tapado a boca deste com a resposta irretorquível. A ampliação da pista do aeroporto de Cascavel, impedindo a queda de uma aeronave sobre um barracão do que foi um dia o sítio do deputado Tiago de Amorim Novaes. Temos que renovar o cenário. Não podemos viver de Camagril, a vida toda...

Outro aeroporto que poder virar atração turistica da Copa de 2014, é o de Campo Mourão. Neste, imagino um comercial gratuíto à fábrica francesa, que monta o Clio. Requião diz que foi atacado por uma gata no cio. Acrescentando um cê ao estado da felina, teremos uma gatinha no Clio. Pensem e burilem a idéia. Não dá samba, mas é brilhante. Requião é cultura!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ORLANDO PESSUTI PEREIRA

Pior que o Júlio Cesar e Felipe Mello, na África, só mesmo o governador Orlando Pessutti. Telefona para dizer que não está apoiando Requião na campanha do escudo senatorial. Se apoiou duas vezes em Requião e virou espécie de pesque e pague. Depois de Rubens Bueno agora é o Orlando. O pró-têmpore se justifica: "Requião nunca me apoiou". Respingam na candidatura do Osmar e no palanque da Dilma esses desencontros. Requião está colhendo os frutos da semeadura. Para ficar tanto tempo no cargo entregue ao sparring teve que praticar muito pugilismo e esgrima. Pessutti desmanchou tudo que Requião armara em torno dele. Na volta da África, novas cabeças serão guilhotinadas, inclusive a da irmã de Roberto, a Lúcia. Eu não conhecia mais esta nepote, mas o nome dela está lá no meio de matérias produzidas por richaboys, o que mais tem na mídia estadual. As visitas que Osmar Dias começou fazer são acompanhadas pela candidata ao Senado do PT Gleici Hoffmann, que Pessutti revela ser a sua opção majoritária. Falta só o governador anunciar que vai de Beto Richa também majoritário. Se não apoia Requião, porque lhe puxaram o tapete, é forçoso supor que Osmar Dias também o traiu. Beto, por sua vez, continua colhendo subsídios nos municípios, com os quais fará o plano de governo para administrar o estado com prioridades fixadas em Curitiba. Ele diz o contrário, mas é sabido que terá que procurar convencer a capital de que no Palácio Iguaçu ele faz mais do que na Prefeitura. Dizem que João Destro, candidato a federal pelo PPS de Cascavel, programou carreata para este sábado, com Beto em primeiro plano. Daltônico, o empresário chamou de marrom os jornais de Alfredo Kaefer por conta das especulações de que estaria retirando a candidatura. As últimas edições foram impressas com cores azul, vermelho e verde. Numa delas, o quadro da dengue em Cascavel rivaliza com calamidade pública. E o Kaefer é sócio do mandato de Edgar Bueno na Prefeitura. O Osmar Dias deveria dar uma bombeada neste contubérnio. Eu juro, contrito, que há algo errado no enviezado script.

Nesta quinta, o assassinato do estudante de Direito e proprietário de uma agência de câmbio e venda de passagens rodoviárias no centro de Cascavel, Rio Grande do Sul, Leandro Branco da Silva, 21 anos, completou três meses, sem que a científica polícia judiciária tenha uma pista sequer que possa elucidar o caso. Leandro foi baleado numa calçada frontal do Colégio Estadual Ébano Pereira e morreu tentando se esconder dentro do educandário. A cena da mãe dele, desesperada, colhendo-o do chão e colando-o ao seu corpo foi uma das mais pungentes já exibidas na televisão Tarobá. Os pais de Leandro, apesar da atuação de uma polícia que não apura nada, não desistem. E dizem que irão fazer uma campanha na mídia: a oferta de uma recompensa de R$ 15, 000 por alguma informação que permita achar duas peças importantes que possam auxiliar na elucidação do caso. A moto usada pelos assassinos (2) e o revólver 38. Até o momento, dois suspeitos foram presos. Um deles, Jean Martini, teria sido reconhecido por uma testemunha como sendo o homem que fugia do local do crime, sendo filmado, de costas, por uma câmara de segurança de vídeo. Eles foram ouvidos pela Justiça dia 30. Negaram a autoria. Um deles já poderia estar solto. Permanece preso por estar envolvido num outro homicídio. Por lei, passados 81 dias , o preso tem direito a liberdade caso não se produza provas consistentes e que justifiquem a permanência na cadeia do acusado (a). Martini poderá ser beneficiado pelo artigo do Código Penal. É o que os país de Leandro temem. Eles não poupam críticas ao delegado que preside o inquérito achando-o inepto.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

CASO BRUNO ACABA EM MACARRÃO

Se Dunga convocasse o Bruno, estaríamos livres do baixo-estral causado pela jogadas aéreas de 2 de Julho, nosso 11 de Setembro. Bruno se entregou à Polinter e Júlio Cesar à Holanda. O Flamengo tem, ainda, lembranças de Adriano e passagens do Vágner Love. Além do Felipe Melo. O noticiário da Gávea deve estar no caderno de polícia de O Dia. Avisem Jaguar.

A Fifa integra a seleção das instituições atropeladas pela tecnologia. Junto com ela, na relação de entidades ultrapassadas, FMI, Bird e ONU. A entidade deu de ombros ao escândalo da classificação da França através de gol com a mão, desclassificando a Guirlanda. Com o recrudescimento de erros, na Copa, Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou um pacote de medidas que ponham fim aos fiascos que alteram resultados. O gol inglês, diante da Alemanha, não validado, além dos sonegados prejudicando Brasil e Espanha, justificam a colocação de câmeras de vídeo nas goleiras. Big Brother.

Comparei, em Via Fax, erros grosseiros de juízes de futebol com equívocos de togados de nosso glorioso e imaculado Judiciário. Três exemplos. O gol da Inglaterra, contra a Alemanha, é o mesmo que o STF conceder habeas corpus a Salvatore Cacciola. Juiz, Marco Aurélio de Mello e Silva. A ausência no Supremo de Eros Grau, durante o empate de 5 a 5 no julgamento do recurso de Alceni Guerra e Fernando Giacobo, envolvidos em rolo lesa erário, em Pato Branco (PR) equivale ao pênalti cometido pelo Paraguai diante da Espanha, sábado, e que não foi apitado. Já o pênalti sobre o Kaká, que o Neto, da Band, viu, sem replay, cometido por um holandês, exuma Jorge José Domingos, veterano magistrado paranaense. Em Junho de l981, ele impronunciou os sobreviventes denunciados pelo MP pelo assassinato de Antônio Heleno dos Santos, em l979. Apenas dois, dos três mandantes, estão vivos. E não correm nenhum risco de serem justiçados por familiares dos que foram apagados.

Não convidem Rubens Bueno e Requião para descerrarem a fita inaugural da pista ampliada do aeroporto.

terça-feira, 6 de julho de 2010

COM O FIM DA COPA, BRASILEIRO JÁ EXAMINA CANDIDATOS

O fim da Copa, dia 2 de julho, antecipou a campanha, inicialmente prevista para depois de 11 de julho, com a seleção recebida pelo presidente e sua candidata a sua própria sucessão. Ainda que a TV e a Fifa insistam em exibir jogos desinteressantes e chatos ( Holanda 3 Uruguai 2) o torcedor/eleitor torce para que, além do Vander Piaia, outros candidatos a vereador em 2012 desistam de suas candidaturas holandesas (laranjas) a deputado. Lísias está inelegível. Em dois sentidos: o Tribunal desaprovou suas contas da campanha de 2008 e o eleitorado jamais irá cair em recidiva. João Destro esperava ser vice do Beto. Foi escanteado, chutado. Dificilmente irá gastar um caminhão da Destro Macroatacado em dinheiro para ser deputado federal e se livrar das incertas da Receita na 277. Se o Brasil fosse finalista, o país estava nas ruas comemorando. Ninguém discutiria esses cenários propostos pelo blog. A vitória holandesa foi recebida com muxoxos. Ninguém comemorou. Ficaram de olho nos minutos finais,torcendo para os tupamaros uruguaios. Os que acessam a Rede Skiygato aguardam que o sinal seja restabelecido. Não há imagem nos equipamentos adquiridos no Paraguai a 85 dólares ( 165,00 reais, ao câmbio de R$ 1,90 o dólar). Pesquisa nossa constatou: em cada dez domicílios dotados de antena no alto do imóvel e um receptor/conversor dentro de casa, 11 estão desconectados do satélite e a braços com dificuldades para acessar os códigos do satélite pela internet. Desde que a Copa começou, deu um apagão coletivo na Skycat.

Um torcedor paraguaio culpou o mexicano que desferiu um tiro na cabeça de Cabañas, numa casa noturna. Para ele, o centro-avante teria convertido o pênalti (Zico) contra a Espanha, sábado, aos 45 do segundo tempo. O "Galinho" errou contra a França em l986, e o presidente Sarney, responsabilizado pela desclassificação.

A volta mais cedo, é explicável: temos que organizar a próxima Copa e não podemos perder tempo com adversários menores.

Acredito mais no cartão vermelho do delegado da PF Fernando Fransischini do que no do Paranhos. Ele é do ramo. O cartão que o Paranhos quer, é magnético, de crédito, da agência Itaú, da AL, em Curitiba. Todo mês, sai dali, um salário nutrido e garantido. Mesmo que a Mesa da Casa seja presidida pelo Nelson.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

RUBENS E REQUIÃO SÃO DOIS COMBATIVOS

Por não terem sido filmadas, estamos sem ver as cenas de pugilato protagonizadas pelos ex-secretários de Álvaro Dias em l989. Rubens Bueno (Justiça) Roberto Requião ( Desenvolvimento Urbano) no aeroporto de Campo Mourão (PR) da manhã de 4 de julho de 2010, espetáculo que abriu mais uma Festa do Carneiro no Buraco tradicional evento gastronômico daquele município que já confiou a Rubens a chefia da Prefeitura. Pelo que se leu e se ouviu os dois são passíveis de advertência pelo TRE. O que desembarcou, vindo de Curitiba, com avião cedido por algum suplente de Senador e o mal-educado anfitrião. Nada justifica o engalfinhamento. Tomara que as comissões de ética das legendas a que pertencem tomem as medidas cabíveis e justas. O PPS, presidido pelo ex-comuna Roberto Freire, não pode ficar de braços cruzados. Já o PMDB, pela sua tradição, deve punir exemplarmente o filiado. Pode Requião até ter sua candidatura impugnada. Se não é o motorista do Padovani intervir em favor do candidato ao Senado o pretendente a uma cadeira na Câmara Federal poderia ter arranhado ainda mais sua imagem de boxeador. Esta de bater de cinta no adversário, é coisa que Requião assimilou em Cascavel. Certa vez, Leonaldo Paranhos, sobre um palanque armado no Parque Verde, bairro dominado pelo PV, tirou o artefato da cintura e partiu para cima d Marcos Formiguiueri. Julio Cesar saiu do gol em defesa do tijoleiro. Tudo acabou em BO. Paranhos acabou descendo a cinta em que nunca o enxovalhara em jornal . Se um dia a Gatinha Manhosa do Erasmo Carlos souber do que ocorreu em Campo Mourão que trate de não entrar no cio em dias de festas de carneiro e de políticos destrambelhados no buraco. Requião ficou mais perto do buraco com a repercussão do episódio. Sorte dele que não havia no terminal nenhum cinegrafista amador ou profissional. Ser salvo pelo motorista do Padovani é o cúmulo da negligência. Falta agora, para completar e enriquecer o capítulo, Nelson Padovani, posar de apaziguador, de colocador de algodão entre os cristais dos que recalcitram. Requião, trate de se eleger, Requião!..

Lula é o culpado. A fatwa é da gloriosa mídia verde-amarela-azul e branco. Com o passar do tempo, porém, com a retomada da Copa do Brasil, Libertadores, Campeonato Nacional, o torcedor esquece 2 de julho de 2010, nosso novo 11 de Setembro. Admitamos que Ronaldinho estivesse em Porto Elizabeth sexta-feira. Mudaria o resultado? Em 2006, na Alemanha, tínhamos dois ronaldos, um Adriano e um Kaká inteirinho. O quadrado mágico. E perdemos, jogando bolinha de gude. Na África, caímos de pé, jogando bem, dominando, cavando pênalti, consagrando goleiro. Com a França, com os ronaldos em ação, nada. Absolutamente nada. E o Zé Roberto também estava lá. Os Meninos da Vila, que são bons, não iriam amarelar também? Olha, golear o Naviraiense, o Ituano, o Guarani, eliminar o Grêmio na Vila com extremo sacrifício, ser campeão de São Paulo perdendo para o Santo André a final, beneficiado pelo critério técnico são argumentos que o Dunga, o Lula, a Dilma, Felipe Melo, Júlio Cesar devem usar no dia em que forem a júri pela mídia tucana. O Santo André parou os Meninos da Vila. Devagar com a argumentação eleitoreira. Não amarelamos ano passado, na Libertadores, com os Estudiantes de La Plata, no Mineirão? Sim, sr. blogueiro. Futebol, está nos melhores livros sobre sociologia, nada mais é do que uma caixinha de surpresas. Os melhores momentos de Holanda 2 Brasil 1 não são os gols deles. O do Robinho, é de placa. O lançamento, é uma preciosidade. O chute do Kaká,que consagra o goleiro, o lance mais lindo, depois do nosso gol. Os deles, o primeiro lembra os jogos do CEC no Ninho da Cobra. Um balão do goleiro Zico, Joel Mendes falha e gol do goleiro do Cascavel!.. O segundo, a velha casquinha no primeiro pau, reaproveitada no meio da área. Mais antigo que brigar com Rubens Bueno num aeroporto do interior do Paraná. Por favor, gente! Lula é o culpado? Ora, assim a Dilma dispara de novo, mesmo com o Datafolha saindo mal do gol.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

TU QUOQUE, JULIO CESAR, FILI MI

Estranhei aquele silêncio. Não havia apitos das cornetas quando Brasil e Holanda voltaram a campo. Desconfiei com meu casal de vira-latas, lá fora, longe do televisor, que algo imprevisto acabara de ocorrer na África. Entrei e verifiquei o placar do jogo 1 x 1. Desempatar jogos de Copa, até diante dos holandeses, já desempatamos. Eles irão em busca do desempate e levam o segundo naqueles contragolpes fatais. Por não ter visto o gol de empate, não sabia como ocorrera. No primeiro replay fiquei surpreso com o goleiro do Brasil. Júlio Cesar não é Bruno para sair do gol daquela maneira. Não está envolvido em escândalo passional - que bom se fosse só escândalo. Mas falhou. E, de novo, bola pelo alto, do outro lado, não daquele que o Zidane cruzou e o Thierry Henrry nos despachou, lá se foram quatro anos. Felipe Mello não falhou. Foi empurrado pelo goleiro antes de tocar levemente na bola, o suficiente para mudar a trajetoria . O segundo gol é outra jogada aérea, um escanteio gratuíto, cedido pelo Juan. Coube a Luis Fabiano marcar o holandês que dá o leve toque de cabeça que, de cabeça, é cabeceado para as redes pelo outro. O golpe de misericórdia no melhor time da Copa. Eu sei que a estreia diante da Coréia do Norte e aquele magro 2 a 1 era um presságio. O empate com Portugal ( zero a zero) um prenúncio. O sistema mata-mata de Copa é mais mortífero que o da Libertadores da América, por exemplo. É morte súbita. Que não levamos o que temos de melhor, é sabido. Jogadores como Grafite, Josué, Michel Bastos poderiam ter sido preteridos em nome de um Neymar, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho. O treinador, entretanto, cacifado por uma Copa América em cima dos Estados Unidos e pela boa performance nas eliminatorias, depois de estar muito próximo da dispensa, ganhou sangue novo e a confiança de todos. Felipe Mello e Júlio Cesar seriam os vilões da vez? Sim. Porém, um time que tem jogadores de baixa intensidade técnica, se vê impossibilitado de virar um jogo diante de um adversário que não lembra, nem de longe, o timaço de l974. Nem Ramirez (suspenso) ou Elano, contundido, evitariam a derrota . Não são craques iguais àqueles que o teimoso treinador não quis levar. Até parece que o objetivo foi mesmo o de evitar que Lula, de novo, roubasse a cena internacional, desta vez anunciando no continente africano a próxima Copa no Brasil, conquistando o Hexa de permeio. O Planalto contava com este cenário para o início da campanha eleitoral. A revista Carta Capital cantou esta pedra semana passada. Insinuou a existência de um complô para que o Brasil não voltasse campeão da África. E Dunga, notei, quando da viagem ao exterior, disse que fora ter com o presidente que lhe deu toda a autonomia para fortmar uma seleção menos apática que aquela do Carlos Alberto Parreira. As coisas conjuminam.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

HAMLET VIROU DRAMALHÃO MEXICANO

O epílogo da minissérie A Indecisão, que poderia ser de Dias Gomes, deixa o Paraná somente com a novela da RPC A Saia Estreita do Justus. Osmar Dias, que contracenou com Gleisi Hoffmann, impregnou o capítulo final com um quê de nepotismo. Não queria ser acusado de beneficiar o irmão. Já o Álvaro, em capítulo com fundo musical de Serra da Boa Esperança, Esperança que Encerra, de Noite Ilustrada, comemorou o fim do seriado numa churrascaria de Brasília. Se fosse numa pizzaria, o cenário ficaria mais consentâneo. Quem compara tudo isso com a obra de Shakespeare (Hamlet) é porque não sabe o que é dramalhão mexicano. To Be, Or Not To Be, Is Not Question. Já o Beto, disse num sábado de convenção, em São José dos Pinhais, que irá repetir no governo tudo que fez na Prefeitura de Curitiba. E o blog indaga: inclusive o tempo de permanência no cargo?

Aqui, a radionovela do momento é antecipação da campanha eleitoral, gravada por um espião do Júlio, no Cowboy Saloon. A fita já está no portal da CGN, no YouTube e na rádio que troca qualquer coisa por verbas públicas e privadas. Nada de novo. Escandaloso plágio da era Lísias. Título da obra, O Achaque. Promete vários capítulos, se o prefeito não capitular.

Obama e a Britsh Petroleum, no Golfo do México: Yes, We Cannot.

Chico Buarque é Holanda? Não, Holanda é Budapeste (Hungria).