quinta-feira, 29 de maio de 2008
OS MAUS ASSESSORES E O NÍVEL DA CAMPANHA
- Gabardo, quer assumir a Ouvidoria?
- Heim?
- Está nomeado.
NÍVEL AMEAÇADO
Um novo round em torno do Albergue Noturno, onde ninguém consegue dormir com um barulho destes. Desta vez Lísias escalou seu chefe de Gabinete para acuar o vereador Nestor Dalmina (PT). Num programa comandado por Paulo Martins, na versão a cabo da Tarobá, nesta quinta-feira, o vereador ameaçou esfregar na cara de Vilson Oliveira um projeto que trazia nas mãos. Oliveira repetiu o que disse o prefeito na rádio CBN, insinuando que Nestor se envolveu com menores num motel. Quando ameaçaram se agarrar, o condutor do programa levantou-se da cadeira para evitar o melhor(pior). No meio dos dois, o vereador Otto Reis, manteve-se na cadeira com ares de preocupado. Dalmina requentou um desmanche de automóveis estourado em 2001, que seria de propriedade de Oliveira. O episódio coloca em cheque o excelente nível da pré-campanha eleitoral baseado na CEI das Pontes, no contrato com a Sanepar, na caixinha do presidente da Câmara, no valor das câmeras de vigilância. Melhor que isso é o novo preço da gasolina. O Ipiranga está vendendo o litro do produto a R$ 2,08. E a frente fria se antecipa à coligação que Alfredo Kaefer costura com corda cizal.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
FATOS E ELUCUBRAÇÕES
ENTREVISTA CANCELADA
Não se sabe se foi censura interna ou externa, mas a entrevista semanal na CBN, que seria com o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) está cancelada. Até chamadas foram publicadas segunda e terça, alertando o ouvinte para o conteúdo do questionário a que fora submetido o parlamentar que comemorou o fim da CPMF e que é contra o ensino superior gratuíto. Hoje, a CBN já anunciou que Jorge Lange (Democratas) é o entrevistado das 10h da manhã de sábado. Nos trechos veiculados, Kaefer se jactou de sua fortuna ( 1 bilhão anuais em dólares, com exportações de frangos); de como veio parar em Cascavel em l995, sem falar que presidiu o CEC e que comprou o Lago Azul dos Trivelatto; explicou sua opção por Edgar Bueno, depois de enganar Salazar Barreiros, que sonhou com o apoio dele a partir de julho. Por não sabermos os motivos que precipitaram o cancelamento da entrevista, especular é preciso. Sexta-feira está marcado um encontro noturno de tucanos na FAG. Os mais bicudos teriam marcado presença. Beto Richa, como estrela máxima, secundado por Álvaro dossiê Dias. O Diretório Regional do PSDB quer candidatura própria nas principais cidades para prefeito. Edgar Bueno, do PDT, uma vez prefeito, irá apoiar Osmar Dias, ao governo. Assim sendo, como é que Kaefer, que se julga o maior articulador da praça, está levando os tucanos para o mesmo caminho de 2000, quando foram afastados da prefeitura em 2002? Alfredo quer manter os mesmos apoios de 2006, costurando alianças e arranjos com todo mundo. Mas vai ter que se definir. Uma coligação similar a de 2000 jamais será absorvida pela população. Parece ser isto que o deputado almeja. A implosão do governo de Edgar, na metade, deixou profundas sequelas, que podem ser agrupadas em teses sobre o surgimento do " fenômeno" Lísias em 2004.
CÂMERAS DE VIGILÂNCIA
Por último, a Câmara aprovou, por 8 votos contra 5, o novo anteprojeto que pede autorização da Casa para adquirir mais de cem câmeras de vigilância. Foi a primeira votação. Este assunto já passou pelo Legislativo, em abril, quando o vereador Dalmina apresentou emenda capando em 50% os 4 milhões de reais pedidos pelo Executivo para custear a aquisição dos equipamentos eletrônicos. A oposição não é contra, mas desconfia dos valores. Otto Reis, Jadir de Mattos, que retornou, Seno Rhoden, Dalmina e " Bacana", pensam assim.
terça-feira, 27 de maio de 2008
NOTAS MAGRAS DE UMA TERÇA GORDA
OUTRAS NOTAS
Desolação igual àquela do Maracanã, só a de setembro de l972, dia sete, data em que o São Paulo jogou em Cascavel. Goleou nosso time, mas perdeu no cheque frio. A goleada de 4 a zero obrigou o presidente do Cascavel Futebol Clube, Osvaldo Pardini, a emitir um documento sem fundos do Banco Comercial, no valor de 150 milhões de cruzeiros, a Vicente Feola. Os jogadores e a Comissão Técnica se transformaram em uma delegação inconformada ao saberem da dura realidade. Queriam os tricolores visitar a meca dos importados no Paraguai. Um dos mais abatidos era Toninho "Guerreiro", seguido de Roberto Dias e Paraná.
ADESIVO NO FOCUS
Embora pouca gente acredite que Aderbal vá mesmo disputar a prefeitura pelo PT, ele já colou adesivo na parte dianteira, embaixo, no pára-choque da Focus de placas AOE 0841, de propriedade dele, estacionada hoje na "garagem" da Câmara de Vereadores. " Pra Frente Cascavel PT 13". Mês que vem, se saberá se é para a frente encabeçada pelo deputado Edgar Bueno que o vereador aderirá ou não. O PT é cauda de Bueno desde l996. Duas eleições e um plebiscito. Poderia ser identificado pela mesma sigla do partido na Inês de Paula e do Menin: PR - Partido Reboquista.
CURIONI AVISANDO
Arnaldo diz que Salazar jogou a toalha. Garante que o ex-prefeito não irá se aventurar depois que Alfredo Kaefer se decidiu por Edgar Bueno. Já o vereador Alcebíades Pereira, hoje no PSC, amanhã no PDT, cotado, mas não muito para ser o vice de Barreiros, abandonou o prédio do Legislativo dizendo desconhecer o assunto. Passo estugado em direção ao carro, lacônico, admitiu apenas que o " velho é forte". Salazar reitera que não participa de aventuras. Se não conseguir as alianças necessárias para colar em seu PP, as profecias de Arnaldo passam a ter sentido. Em 2004, Salazar inflou todos os balões de ensaio a que tinha direito. Acabou desistindo e vendo o seu partido coligado a Renato Silva.
CONVITES TUCANOS
Os tucanos se reúnem na FAG, nesta sexta-feira, a partir das l9h. Panfletos acessados na portaria da Câmara de Vereadores, classificam a reunião de formação política e preparação para as eleições 2008. Assina o convite, o deputado federal Alfredo Kaefer. Na verdade, o encontro servirá para tentar evitar a revoada de tucanos diante da decisão adotada por Kaefer, de forma unilateral, de apoiar outra vez o deputado Edgar Bueno ( em 2000 eles estiveram juntos). Um nome é certo que não seguirá Alfredo. É o dono da rádio Colméia e sócio da Univel, Renato Silva. Ele rompeu com Edgar em 2004 por causa dos ataques baixos de ambos durante a campanha. Num dos debates, Renato disse que, " se você Edgar, entrou na prefeitura sem saber de nada, eu também posso chegar lá". Renato começou a campanha liderando as pesquisas e Edgar em segundo. Ninguém, exceto Via Fax, que cantou a pedra com um mês de antecedência, via que um certo Lísias de Araújo Tomé começava a sensibilizar o eleitor desiludido com os favoritos. Os que acham que o atual prefeito ainda tem chances de se reeleger, se apegam a esse fato. Só que 2008 é outra história. Nepotismo, infidelidade conjugal e partidária, corrupção, desleixo e desapego ao cargo, são defeitos que Lísias não possuía há 4 anos.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
LACÔNICAS LACÔNICAS
Sem a presença do vereador.
A legislação eleitoral não o permite.
País sério é assim.
O edifício de seis andares, integra as obras financiadas pelo "Caixa" denunciado pelo Edgar, na Colméia, a rádio que, às vezes, toca notícia.
Pessoas atacadas por cães Pitbull devem imediatamente procurar o dono do animal e enchê-lo de tiros.
Quanto mais conheço os cães de raça, mais admiro os vira-latas.
O vira-lata é o melhor amigo do homem, por causa do Paulo Coelho.
O técnico do São Paulo, se for demitido, deveria morar na terra natal do Renan Calheiros, em Alagoas: Murici.
O PT constrói desde o ano passado o plano de governo para Cascavel.
O primeiro capítulo trata da contratação dos cabos eleitorais do Aderbal.
Locutores que acham o Gabañas, do América mexicano, perigoso, não conhecem o Gabana.
Darlei Gabana perdeu 25 quilos. Quem achar,devolve com facilidade.
Em breve, a Polícia Federal terá o seu Amadeu Trevisan.
Cada cidade, com o seu vampiro.
Os restaurantes populares não saem do papel.
Aderbal e Júlio, indiretamente, podem ter contribuído com o atentado de 3 de maio, no " China".
Os restaurantes impopulares são populares.
Só que não restauram.
Edgar acaba de ser blindado com plástico pela dupla Folador/Aoki.
Na Discolândia, o flashback mais vendido, é Bridge Over Trouble Water.
Pontes Sobre as Águas Turvas.
Com o Elvis, B.J.Thomas ou ainda Simon e o Garfunkel.
TORCEDOR VIP
Salvatore Cacciola abandonou a prisão em que se encontra desde setembro último, para assistir como convidado especial ao GP de Mônaco. O banqueiro, depois de se beneficiar de HC concedido por Marco Aurélio de Mello, fugiu, não sem antes aplicar um golpe na praça da ordem de 1,5 bilhão de dólares, moeda ainda utilizada como parâmetro, em que pese sua inconsistência. No dia em que a " Forbes" listar os 100 maiores escroques internacionais, lá estará o nome de Salvatore. E na data em que a petezada elaborar um verdadeiro dossiê sobre a era fernandiana, que este personagem não seja omitido.
DESFALQUE SÉRIO
o Senado perdeu um de seus melhores quadros, que poderia ter sido roubado se estivesse exposto no MASP. Uma Casa que abriga espécimes do naipe de Jáder Barbalho, Álvaro Dias, foca da Veja, Renan Calheiros, chega ser um desperdício a perda de Jeferson Pérez.
O ' CAVEIRÃO'
O caminhão blindado pelos fazendeiros, usado por uma milícia contratada por eles, atualmente em exposição no pátio da delegacia de polícia civil de Cascavel, foi rotulado pela Carta Capital, da semana passada, de " Caveirão". O batismo vem do blindado que a PM do Rio usa quando visita as favelas cariocas, sem distribuir pétalas de rosas, seguindo orientação do chefe do Planalto.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
O TRÂNSITO NO COMBATE A DENGUE
PRA NÃO DIZEREM QUE NÃO FALEI DE RENATO
terça-feira, 20 de maio de 2008
UMA PRÉ-CAMPANHA DE BOM NÍVEL
sexta-feira, 16 de maio de 2008
RURALISTAS XINGAM REQUIÃO EM CASCAVEL
NOTAS POLICIAIS VERÍDICAS
quinta-feira, 15 de maio de 2008
FOI SÓ UM SUSTO
CADA POVO COM O SEU PAULINHO
quarta-feira, 14 de maio de 2008
AÇÃO DA PM E PREGÃO EM CURITIBA
segunda-feira, 12 de maio de 2008
A NOSSA ABU GRAHIB
sexta-feira, 9 de maio de 2008
LACÔNICAS CURTAS ( PLEONASMO CLÁSSICO)
A ossada encontrada pode ser a de Ulisses Guimarães e não a do padre nefelibata.
Em breve, nos cadernos esportivos:
Cai o Júnior.
Requião está contente por não ter vindo a Cascavel semana passada.
Havia tempos em que a polícia coagia malfeitores.
Hoje, na Delegacia de Polícia de Cascavel, é o contrário.
Fazendeiros interrogam os delegados.
O governo Requião não pode ser rotulado de pusilânime.
É frouxo.
Se o Gabana reagiu, falta o Lísias sair da letargia em que se encontra nas pesquisas sobre intenção de voto.
Recente rodapé de Via Fax, reproduzido pelo colega Nardelli, sugeriu que ambos não reagiam.
Lísias deve deixar para a campanha a captura da Sucuri.
É a última cartada. Ou pega a cobra, ou a cobra pega ele.
No horário eleitoral, de luvas ( que não sejam as da CCTT, que devem estar com o Edgar)procuraria levar a Sucuri às cordas.
Com o lago desassoreado ( obra do Salazar e do JL) e a cobra recapturada, se não reagir, que se interne na Policlinica.
Um abraço ao Mauro Araújo Podolak que opinou sobre a crônica do Álvaro Dias. O noticiário político das últimas horas, confirma-o. Mauro não é sobrinho do capitão, mas é sobrinho do autor.
Os Sobrinhos do Capitão - Fritz e Hanz - sumiram. Conheci-os na extinta O Guri, lida em Feijão Miúdo, de maneira frenética. Com a colaboração do Ito, filho do pastor daquela igreja. Com o Romeu Ioner, troquei uma coleção de Fotowest ( 25 gibis) por 2 ovos de caturrita, que não eclodiram.
A MAIOR OBRA DO PREFEITO
Ademais, o atual prefeito não tem autoridade moral para derrubar cerca na condição de maior pulador que já passou pela chefia do Executivo. José Rainha, comparado com ele, é fichinha. Se Salazar esteve na reinauguração, retribuindo a ida de Lísias ao seu comitê eleitoral, em abril, deve ter abandonado a praça constrangido. Para Lísias, a Wilson Jofre era um presídio cercado. Só faltou dizer: um novo Auschwitz.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
JESUS VOLTA À CÂMARA
MARCOS
Outro ex-vereador que esteve na Câmara nas últimas horas é Marcos Fomiguieri. Foi tratar do caso Macanhão, cabo eleitoral flagrado pela PF com gasolina na campanha de 2006. Quem lê Via Fax, sabe que, Armando, foi multado em 600 reais e o candidato a deputado estadual Marcos Formiguieri, do PMDB, provando ser um homem leal, foi acertar com seu cabo eleitoral o valor da multa aplicada pela Justiça Eleitoral, 35 dias depois da sentença. Na campanha a deputado de l986, o mesmo Formiguieri, perdeu um cabo eleitoral, o bigodudo Pimentel, morto por infarto no Morumbi, fazendo boca-de-urna. Marcos deu toda a assistência à família de Pimentel. Até a corrente de ouro que ele usava no pescoço foi retirada do corpo, no necrotério, evitando que algum tira mais ágil que o candidato enrustisse o valioso penduricalho. O caso Macanhão, garante um segundo Marcos, que coordenou a campanha de Formiguieri em 2006, o Espíndola, foi armação. Armaram contra o Armando...O flagrante foi nas proximidades do jornal Gazeta do Paraná. Não fosse isto, a votação de Formiguieri seria o dobro, no mínimo, dos 8.410 votos obtidos na raça, com uma militância de muita pegada e lealdade ao chefe maior.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
MOTOSERRA E MACHADO
ESTUDANTE ATROPELADA NA RIO GRANDE DO SUL
terça-feira, 6 de maio de 2008
RÓTULO E RÓTULA
REBOQUISTAS VISITAM JÚLIO
sábado, 3 de maio de 2008
CASO GABANA COMPLETA UM MÊS
Hoje faz um mês que um motoqueiro desferiu um tiro à queima-roupa em Darlei Gabana no estacionamento de um restaurante que não restaura, dependendo do caso. Por ser a casa de saúde mais próxima do local do atentado, a vítima do disparo de arma-de-fogo foi conduzida à Policlínica, dentro do próprio carro que dirigia, por Kassiane Renostro, com que quem Darlei estava vivendo, uma jovem de uns 24 anos. Alguns dias antes, Gabana vendeu uma fazenda de pasto na área rural de Cascavel ( no perímetro urbano não existe imóvel rural) por l2 milhões de reais ao Rovílio Mascarello e aos Muffatinhos, Anderson e Éderson. Recebeu uma parcela ( que não soubemos) e o restante em mensais prestações. Esse seria um álibi se o crime não fosse motivado por vingança. Em agosto do ano passado, Gabana matou o sócio dele num escritório de contabilidade.Deu um tiro nas costas de Valter Pértile e várias coronhadas na cabeça dele, no piso, por volta das l5h, do dia 8, uma quarta-feira. Depois, fugiu ao flagrante. Se apresentou 4 dias após e ficou preso durante dez dias em cela especial chutando que possuía curso superior. O advogado Adelino Marcon entrou com pedido de relaxamento da preventiva no Tribunal de Justiça, em Curitiba. O habeas corpus foi concedido. Em liberdade, Gabana passou a receber telefonemas ameaçadores. Kassiane Renostro disse em depoimento à polícia que as ameaças eram constantes. Mesmo assim, Gabana, não mudou sua rotina. Foi seguido pelo atirador. Desceu do carro e foi logo sendo abordado. GABANA!!! Correndo chegou e correndo se afastou em direção da moto usada na perseguição e na fuga. No meio desta semana, o delegado Amadeu Trevisan Araújo, presidente do inquérito instaurado na l5ª SDP, exibiu uma moto encontrada numa casa que poderia ser a utilizada no crime. Mas não convenceu. Kassiane acha que o vigia do estacionamento é a testemunha que pode dar uma resposta já que ela só se preocupou em dirigir o carro em direção ao hospital mais próximo. Desde aquela noite, Gabana está em estado de coma induzido. Há quem diga que seu estado de saúde é irreversível. Os efeitos transfixiantes da bala teriam sido fatais. Sintomaticamente o delegado adjunto Donizete Botelho foi transferido para o 2º Distrito Policial. Enquanto isso, os advogados das famílias envolvidas trocam acusações. Adelino Marcon já esteve em Curitiba pedindo providências junto a Secretaria de Segurança Pública. Reclama da morosidade das investigações. Ronaldo Fonseca classificou de “ bravatas” colocações feitas pelo colega de OAB.