Não sou notário nem líder comunitário. Nem por isso, vou omitir-me. Aviso aos que andam tentando me coagir, que estou pedindo votos ao meu candidato a prefeito. Num caixa de supermercado, entreguei santinho à Silvana, jovem casada, que residia em Nova Cantu (PR). " É primeira vez voto aqui. Vou pensar se voto nele". Eu poderia pegar as compras e sair. Porém, como me açularam, entrei na briga. Modéstia à parte, mas o que não me falta é credibilidade e um passado relativamente claro. Vou me somar à Oneida Casagrande, Adelino Ribeiro, e tantos outros que desejam o melhor para Cascavel. Na Fundação Iguaçu, dois operários, um do Tarumã, outro do Clarito, já haviam se decidido em favor do candidato que recebe meu apoio. " É este mesmo", comentou um deles, com as mãos calejadas. Oracildes Tavares, sindicalista, se revelou indeciso entre o candidato do PT e o da reeleição. Não acompanha os Democratas.
Se quiser, o candidato do PDT, partido que integra o governo federal, Ministério do Trabalho, poderá usar a imagem do presidente Lula em campanha. Quem trouxe Brizola a Cascavel, pode, perfeitamente, hospedar o presidente em sua casa ou em seus programas eleitorais. Vi propaganda do José Cavalcânti, numa veraneio de mais de 120 mil reais, nas proximidades do Marista. Só que sem o partido pelo qual o sogro do Beal concorre. Alguém deveria alertar o ex-tucano que não se faz assim. Ai vira chopim, aquele pássaro que usa o ninho dos outros para não chocar os ovos. Chocante, Cavalcânti...
Quem incursionou pela Codevel, rápido, ansioso, é Sérgio Ricardo, do Extra, semanário mantido pelo município desde o inicio desta gestão. Está tranquilo sobre quem será o futuro prefeito. Acha que não será desmamado. O preocupante vem agora. Soube que alguns secretários estariam salazarando, sem que o prefeito saiba. A Dione, em quem o ex-prefeito aposta suas fichas para fazer um vereador pelo PP, saiu da Ação Social para não jogar contra o patrimônio. Ano passado, o Marcos, que recebia informações privilegiadas do presidente da Câmara, apostou em seu jornal que a Associação Nova Aliança ( Ana) seria do prefeito e da Dione. Não fui eu quem falou, foi o Marcos, o mais bem informado. Formiguieri acaba de ser multado pela Justiça Eleitoral em R$ 53 000. Um de seus articulistas, no entender da Justiça, incorreu, novamente, em violação da lei eleitoral. Como já havia sido advertido, foi punido.
A foto de Salazar, Walter e Paulo Mion, publicada em jornal, é uma das melhores das últimas que temos visto, exceto algumas de colunas sociais. Só que o sorriso que Salazar exibiu, logo que o PMDB caiu na esparrela de apoiá-lo, sumiu de seu rosto encarquilhado. Anda tenso, mais sisudo que o habitual. Sintomas dos números da nova pesquisa que vem ai. Eu, que faço minhas próprias sondagens, pois independo do DataSonda, do César, posso lhes assegurar que nada está decidido. O máximo que posso recomendar a todos, sem distinção, é trabalho e mais trabalho. Não ter medo de encarar o eleitor. É o que tenho feito nas últimas semanas. Já consegui tirar indeciso da indecisão e abrir os olhos de quem estava de olho vendado. Não tenho dinheiro, mas tenho algo que está escasso: probidade. E esta arma que vou usar para triunfar. Com os amigos que eu possuía, não precisava de inimigos.
Quem esteve ontem à tarde no calçadão, lustrando as botas de cano curto e apertando mãos, é Arnaldo Curioni, do PTB. Sobre os últimos dias de Salazar, na prefeitura, nada quis comentar. Porém, recordou do que deixou nas finanças, a sete meses do fim do mandato, mais de 9 milhões de reais. Salazar gastou tudo, antes de passar o cargo ao sucessor. Só em tubos, em dezembro, foi uma fortuna. Quem sabe mais, é o vereador Júlio César (PMDB), presidente da Comissão Especial de Inquérito, que investigou o escândalo.
Finalmente, o mais importante, para quem deseja saber por que os desmandos de Salazar não massificaram como os de Tolentino, ai vai a mais plausível das explicações. Quando o povo soube de uma prisão, de desvios de cheques no IPMC, tubos, capivaras, mataram um deputado na Mato Grosso. Não se falou mais em escândalo, desde então. Até hoje querem saber que matou o Tiago. É isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário