segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
RI MELHOR QUEM RIMAFRA POR ÚLTIMO
Interrompo um recesso de mais de 12 dias devido ao sinistro que consumiu 8o% das instalações do Supermercado Rimafra, no São Cristóvão, que os jornais divulgam como a principal matéria, com ampla repercussão popular. Numa banca de jornal, ouvi que a Justiça rejeitou um pedido de concordata preventiva ajuizado em novembro pela família que controla o varejista, cujo nome não foi apurado pelos graúdos veículos de comunicação. Nem mesmo a Tarobá, com 30 anos nas costas, foi capaz de dirimir a dúvida. Para quem aposta que atearam fogo às próprias vestes, o pedido de socorro negado pela Vara Cível é um baita indício. Que o Rimafra estava prometendo um desfecho pirotécnico, quem acompanhou seus últimos anúncios em rádio, Tv e carros de som turbinados por Mário Oliveira, já o sabia. Neste sábado, queima total do estoque do Rimafra!!! Leve sua família e aproveite!!! Ofertas tentadoras!!!Nem o depósito escapará da megapromoção!!! Quem ri por último é o Rimafra. O que se sabe é que a loja estava endividada e a concorrência comendo pelas beiradas. Dois Muffatos encurralaram o Ri melhor quem Rimafra por último. Na Paraná, os Muffatinhos, no São Cristóvão, o Pedro Muffato. Outro gigante que se apequenou com um investimento muito alto, é o Irani. Acho que não irá botar fogo no depósito, mas vai ter que praticar malabarismo para fazer face ao endividamento a que recorreu para mudar de casa. E de nada adiantou. A clientela é a mesma. Os Beal também emitem sinais de fraqueza. Até hoje não disseram por que compraram aquela valorizada quadra onde o senhor Pedro Nodari vendeu tratores em priscas eras. Até acho que os Beal deveriam procurar o manbusiness que deseja esculhambar de vez com a cabeceira do lago com um megashopping e vender para ele a aludida quadra, que o Salazar deixou de incorporar ao patrimônio público para livrar a Coopavel do Dilvo Grolli de uma dívida junto ao IBC, origem do improvisado Centro de Eventos, ainda com fisionomia de armazém graneleiro de café não torrefado, lógico. Eu tenho mais coisas para narrar, porém deixo para o Via Fax de quarta-feira, que está pronto, mas, devido ao esvaziamento da cidade, com a maioria da minoria que me lê, batendo asas por aí, não rodado.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
ROBINHO ESTUPROU A ITÁLIA
No Via Fax que a Lilimar Mori levou pra casa, está escrito que, o vice, José Alencar, está igual a inflação. Não tem previsão de alta. Elucubrando sobre as manchetes mundiais de hoje, Robinho estuprou a defesa da Itália. Já na Câmara de Vereadores, em conversa de corredor com o Mauro Seibert, irmão do Mário, que hoje dedicou o dia a contatos com Juarez Damo, intercedemos em favor de Jairo Eduardo (Pitoco). O jornalista está sendo processado pelo vereador Seibert por ter publicado que Mário seria corrupto. Mauro disse que se O Pitoco o procurar e se retratar no panfleto, o processo poderá ser retirado do caminho que demanda ao Judiciário, na Tancredo Neves. Depois disso, fomos recebidos em gabinete pelo tucano Marcos Rios. O vereador quer contribuir com seu faro fino na faxina que a Cohavel está necessitando. Revelou que a s e a CEI for instalada e ele dela for integrante, exigirá esclarecimentos sobre o rei de todos os rolos da Companhia, aqueles dois conjuntos habitacionais da Construtora Roraima,que a Câmara, no final do ano passado, com o consentimento de Egidia Covatti, Júlio César, do PMDB, além de outras cadeiras, foram devolvidos ao senhor Marcos Formiguieri, que, desde o mandato de número 2 de Fidelcino Tolentino, vende e recebe de volta os apartamentos. Pela inexistência de uma rigorosa auditoria na Cohavel, e pelo medo que o Marcos infunde nos covardes e pusilâmimes, não se sabe a situação dos imóveis, que o município adquiriu em l994, antes mesmo de serem erguidos nos bairros Pacaembu e no Pioneiros Catarinenses. Se esta CEI sair do papel, será a segunda tentativa de se passar a limpo as falcatruas na Cohavel. Em l994, a Câmara instalou uma Comissão de Inquérito que não deu em nada. Mas os vereadores que foram nomeados aos cargos mais importantes, Marconiésson de Oliveira e Celso Demoliner, ambos do PDT, lucraram com seus pareceres em plenário. Amanhã é dia de Requião, no Show Rural. É o atraso ideológico em confronto com o avanço tecnológico. Dilvo Grolli e Edgar Bueno o convidaram. Não se sabe se estará disponível para responder a questões polêmicas ( nepotismo, transgênicos, Via Campesina, Edgar Lippmann Jr. cidadão honorário de Cvel). Na dúvida, se aconselha o uso de escudo a quem for ouvi-lo com a aura de independente. As obras inacabadas do teatro municipal seria outra boa pergunta. Cascavel contraiu uma dívida de dez milhões de reais por um empreendimento que vai virar Estádio Olímpico. Muito teatro para pouca cena. Posso voltar a qualquer momento, como posso não voltar. Ninguém irá me chamar de blogueiro.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
RELAÇÕES TENSAS E 30 ANOS DE TAROBÁ.
Subiu para dois, o total de cascavelenses presos em Toledo. Além de Alessandro Meneghel, trancafiado desde 2 de janeiro, o secretário-executivo da Acamop - Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste do Paraná, Tiago, de sobrenome não revelado, encontra-de detido desde a última sexta-feira. Ambos, por porte de arma e por abusos. Enquanto o presidente licenciado da Sociedade Rural, tripudiou em cima de um ocupante de bicicleta, depois de quase atropelá-lo, numa rua da movimentada Toledo, onde o advogado Faitah atirou em Lourival Neves, em abril de l994, o executivo da Acamop se desentendeu numa boate, sacou de um 38 e efetuou disparos contra boateiros, sem atingir ninguém com gravidade. A segunda prisão, também por porte ilegal de armas, torna as relações entre as duas potências econômicas regionais, mais tensas do que nos anos 70/80. O vice-prefeito, Jadir Paranhos de Mattos (PTB), está em Brasília, desde ontem. Na mídia, saiu que ele foi participar de solenidade em que o presidente Lula abriu seu saco (testículo) de bondades, liberando pequenos aportes financeiros. Na verdade, De Mattos foi falar com Tarso Genro (Justiça) sobre o pedido de extradição que Cascavel protocolou no Supremo, em favor de Alessandro Meneghel. No Via Fax, desta quarta-feira 11, na esteira dos 30 anos de inauguração da TV Tarobá, comento o debate entre Sefrin e Jacy Scanagatta, de l981. Foi um dos bons momentos do incipiente telejornalismo implantado em l979. Não serão os proprietários da emissora que irão contar a verdadeira história do canal. Eu, que para consumo tarobal, não existo, vou narrar, em série, pois em irritei, capítulos que gerarão interesse e posteriores fofocas. Na semana que vem, ressucitarei a jornalista Liliana Lavoratti. Ela é outra vítima da estreiteza editorial da emissora. Foi responsável por várias reportagens, inclusive os sêxtuplos nascidos em São Miguel do Oeste (SC), na metade de l981, cuja matéria esfregamos nas fuças da Globo, que só soube do fato por causa do Bindé e dela. Ninguém me mata nesta cidade. Quanto mais me boicotam, mas incomodo. Tchau.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
PAMONHA E MST
Não basta só gostar da iguaria trazida pelos escravos em navios negreiros cheios de negros. O bom pamonheiro se conhece quando não se deixa enganar pelo produto encalhado. Se não é vendido na quarta,é ofertado no domingo. O Tarso reclamou do gosto do derivado do milho. " Tá muito dura, pai, além de perder o sabor de quando é consumida logo depois de fervida". Para quem almeja criar um cartel da Pamonha, é mais uma lição a ser assimilada nas feiras de agricultores pequenos, porém não muitos. Os sem-terra, comparados com eles, são anões, pigmeus, autistas. Sobre o linchamento do MST, na mídia, nada de novo. Surprendente seria ler alguma matéria, acompanhada de comentários favoráveis ao movimento, que, antes mesmo de o professor Noam Shomsky (MIT) elogiar, eu já considerava o mais importante da história do país. Se não existisse, o MST precisaria ser criado. Toda essa massa humana, sem o movimento para defendê-la, estaria hoje nas prisões, nas periferias das grandes cidades, nas favelas e nos cemitérios. E não se deve confundir Igrejinha (RS) com Cascavel (PR) quando se trata da maternidade do MST. O seminário da diocese, de fato, foi palco do encontro, em l984, onde foi costurado o que se havia alinhavado enquanto Mastro, do pastor luterano Werner Fucks, um dos mais ativos líderes do período em que o lago de Itaipu inundou vilas e lugarejos inteiros (Itacorá e outros). Mas é no Rio Grande do Sul, onde nasceu João Pedro Stedille, que o MST surgiu. Cascavel é uma cidade atrasada, conservadora, reacionária, que já matou lideranças importantes. Para citar duas, Keno, na Syngenta, e Diniz Bento da Silva, em Campo Bonito. É aqui que surgiu Alessandro Meneghel e é aqui também que existe uma mídia ultraconservadora e canalha, que não dá tréguas aos que desejam trabalhar, produzir, ter uma casa para morar. A esquerda local nunca se identificou com o movimento. Exceto o Laércio Mathias, do PSOL, os demais, Ernani Pudell e Aderbal Mello, como exemplos mais salientes, apenas enganaram esses bravos colonos. É isso. Volto a qualquer momento, se um fato novo justificar um blog extraordinário ( emendar prefixo de O Repórter Esso).
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
FUTILIDADES FÚTEIS
Insisto. Há 30 mil pessoas que podem se transformar em torcedores do CCR e sócios do time comparecendo ao Olímpico. Primeiro temos que formar uma boa torcida para só depois termos um bom time. No Brasil, pensa-se diferente. Primeiro time e, depois, numerosas torcidas. O jogo de domingo, exibido pela RPC, contribuiu para que 50% do total de público que acho ser o ideal, ficasse em casa. Um bom momento da transmissão, foi aquele em que o câmera procura uma mulher bonita para quebrar a monotonia da "pelada". Mas não há mulher bonita que vá a campo em Cascavel. Viviane Bordin é daqui, mas mora em Camboriú(SC). O próximo jogo, depois do desta quarta-feira, em Iraty, é sábado , em casa. Vamos ver se conseguimos superar os 2,8 mil torcedores, público do tabu. E o valor do ingresso é muito caro. Vinte reais dá para fazer um churrasco e beber duas garrafas de cerveja. E se o jogo passa na TV, o torcedor fica em casa ou vai para o Beira Rua, aquele posto de combustíveis em que os principais jogos do Brasil são exibidos em telões da Sky. Domingo, o Jair Bordignon puxou o talão de cheques para completar o valor das ações trabalhistas a que o CCR foi condenado por não cumprir as cláusulas da CLT. E o ex Lísias Tomé continua assinando empenhos que não tiveram sua rubrica em dezembro. Hoje à tarde, já depois do expediente externo (5h) um credor queria receber R$ 1,800,00, que ficou para amanhã, pois faltava o chamegão do doutor. A romaria em direção à clínica cardiológica prosssegue nos próximos dias. São 27 milhôes de reais o total de empenhos no varejo durante só os meses de novembro e dezembro, período em que houve rodízio de prefeitos. Os funcionários da Prefeitura e da Câmara só receberam o primeiro salário de 2009 porque houve estorno do valor fixado para indenizar a família Siliprandi pelo Loteamento Rivadávia, presente de Natal de ex-vereadores e do ex-prefeito a Edi e sua numerosa família. Se os 3,5 milhões fossem liberados, o ambiente seria igual àquele de dezembro de l996. O final da gestão segunda de Fidelcino Tolentino. Há que deixar bem claro esses detalhes. Lísias nunca mais!
Assinar:
Comentários (Atom)